domingo dia 27/09/2009 (CLIC)


27/09/2009: XXIII Domingo do Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Números 11, 25-29
Salmo: 18/19
2ª Leitura: Tiago 5,1-6
Evangelho: Marcos 9,38-43.45.47-48


Evangelho

João disse:

- Mestre,
vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do NOME DO SENHOR, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Jesus respondeu:

- Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.

Jesus continuou:

- Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.

Comentário do Evangelho:

Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Nos deparamos com os discípulos de Jesus proibindo um homem de curar as pessoas, por não pertencer ao grupo. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.

Convém notar que eles dizem “ele não nos segue”. Não disseram que o homem não seguia a Jesus, mas sim que não seguia a eles, seus discípulos. Isso mostra como ninguém está livre do orgulho e da presunção. Até os apóstolos de Jesus foram contaminados pelo orgulho, pela prepotência.

Sabiam que se tratava uma boa obra, no entanto, procuraram desmerecê-la, pois o homem não pertencia à comunidade. Da forma como agiram, dá a impressão que fazer o bem é uma exclusividade de determinado grupo ou pastoral.

Como dissemos, esse fato não é incomum. Infelizmente, milhares de discípulos, que se autodenominam cristãos, fingem não enxergar, procuram ignorar e minimizar o bem praticado por alguém que não pertença a sua igreja ou não professe a sua fé.

É importante lembrar dos privilégios que nossa religião nos traz: nós temos uma Mãe que nos ama e que intercede por nós. Temos os Sacramentos, em particular o Sacramento da Eucaristia, alimento na caminhada. Temos coisas maravilhosas! Jesus nos deixou tantas coisas boas, que se torna difícil enumerá-las.

No entanto, sem perder sua identidade e sua crença, o verdadeiro cristão deve também se alegrar ao encontrar alguém, noutra religião, praticando o bem, lutando por um mundo melhor, com exemplos de generosidade, religiosidade, tolerância, respeito e amor ao próximo.


Jesus disse:
“Quem trabalha em benefício do irmão, é dos nossos. Ninguém faz nada em meu nome e depois fala mal de mim”. É hora de aceitar o convite do Mestre para abrir os olhos do coração e enxergar o bem onde quer que se encontre.

Em setembro, o mundo celebra o dia internacional da paz. Representantes de diversas religiões se encontram para falar de amor, para falar de paz. É o respeito que está presente, tornando realidade o diálogo ecumênico entre irmãos.

Ecumenismo significa convivência pacífica, proximidade, diálogo e respeito.
Não precisamos, não podemos, e nem devemos mudar nossas convicções. O diálogo inter-religioso deve servir para aproximar, para ressaltar as coisas comuns e nos fazer tolerantes nas divergências.

Jesus encerra seu Evangelho usando imagens e linguagem tipicamente semitas, Jesus manda cortar e jogar fora “a mão, o pé, e o olho”, que causam escândalos aos pequenos. Obviamente não se propõe aqui uma mutilação física, mesmo se, ao longo da história, houvesse quem assim o entendesse - por exemplo, Orígenes. “Mãosignifica a nossa maneira de agir, “pé” o modo de caminhar na vida e “olho” o jeito de ver e julgar as coisas, ou até, a nossa ideologia.

Então o texto convida os dirigentes das comunidades cristãs (hoje bispos, padres, pastores, irmãs, ministros etc.) a reverem o seu modo de agir, pensar e julgar, para averiguar se não estamos causando a queda dos pequenos e humildes. E se descobrirmos que assim esteja acontecendo, então devemos “cortar e jogar fora” - ou seja, mudar o que causa o problema.

Caso contrário, não experimentaremos na comunidade a presença do Reino de Deus - a vivência dos valores do Evangelho, que Jesus deu a vida para estabelecer.
A caminhada para Jerusalém, no Evangelho de Marcos, é um grande ensinamento de Jesus para quem quer segui-Lo como discípulo. Trecho por trecho, ele vai desafiando a mentalidade dos discípulos, tão marcada pelos valores da sociedade vigente, e semeando os valores do Reino.
Hoje, Ele nos desafia a praticarmos um verdadeiro ecumenismo e diálogo inter-religioso, e a revermos os nossos modos de agir e pensar, para que a experiência cristã de comunidade seja uma amostra real dos valores do Reino de Deus. Os pequenos que Jesus se refere, não são necessariamente as crianças, mas sim aquelas pessoas fracas na fé e que estão caminhando seus primeiros passos em direção ao Mestre. Ai daqueles que provocar seu afastamento da fé no Cristo Ressuscitado.

Que nós possamos viver e levar aos outros em nossa casa, trabalho, escola, comunidade...que acolhendo com muito amor os renegados e excluídos, que se as portas das nossas comunidades se abrirem para acolher aqueles que erraram e que procuram a reconciliação, estaremos trazendo para o caminho certo os filhos prediletos de Deus.

O QUE VOCÊ PRECISA CORTAR E JOGAR FORA DE SUA VIDA, QUE TE AFASTA DE DEUS?

Nessa passagem Jesus nos diz da necessidade de sermos radicais na busca da nossa santidade. Devemos cortar da nossa vida tudo o que nos desvia dos caminhos de Deus, não um pé ou uma mão, mas sim nossas atitudes.
Hoje os caminhos que percorremos nos levam a Deus?
Muitas vezes nossos pés nos levam para onde devemos ir?
Podemos estar sendo atraídos a um abismo. Ainda está faltando alguma coisa na sua vida para que Jesus seja o seu Senhor?
Se você fica acordado até tarde da noite surfando nos canais da TV ou fica navegando pela net isso pode ser seu fracasso.
A casa escura e ou sem mais ninguém por perto pode ser o ambiente perfeito para sua mente começar a ter direções perigosas.
Se você não consegue dormir, tente ler algum livro, LER A BÍBLIA, fazer suas orações.
Se você pende para este vício também tendem a cair quando estão cansadas, deprimidas, ou de outra forma quando não estão se sentindo bem.
Se você estiver assim, não abra seu browser nem ligue a TV, não se coloque em situações de risco.
Junte alguma força e tente ligar para algum amigo para conversar e rir um pouco.
Você é uma pessoa agitada, vive a mil por hora?
Mas e sua comunhão com Deus?
Você está tendo tempo de ter um contato com o Pai Celestial?
Ler a Bíblia, rezar?
Essa é a forma de você recarregar suas baterias espirituais. Pode ser que alguns dias você não vai sentir vontade de fazer nada disso, mas você precisa sentar, descansar e ter um tempo com Deus.
Você precisa ser inspirado por Deus.

O PREÇO QUE JESUS PAGOU!

Tenha em sua mente que Jesus pagou um preço pela sua vida. A próxima vez que você ficar quente por tentações , tenha em sua mente ler a história da crucificação de Cristo, Lucas 23 fala dessa história. É a última ilustração do amor de Deus por nós.Paulo, na carta aos Romanos diz: “Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.” (Rom 8,18)

Pergunte-se assim para você mesmo: “Como é que Jesus fez tamanho sacrifício por mim, eu não tentaria fazer um pequeno sacrifício por então por Ele?”





TERÇA FEIRA DIA 29/09/2009


Evangelho (João 1, 47-51)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João .Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael,* que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade. 48Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. - Palavra da salvação.

*Natanael -
Que será chamado de Bartolomeu o apóstolo. Ele une-se à comitiva e assiste sem dúvida às bodas de Caná, onde se confirma a sua fé primeira.

A tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda
e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange.


Jesus sabia tudo a respeito de Natanael, seus atos e seu coração.

Como Jesus sabia tanto sobre Natanael? É porque Deus sabe todas as coisas. Ele sabe tudo sobre mim e sabe tudo sobre você. De fato, nada há que possamos esconder dele.


Creio que o ensinamento que podemos tirar deste texto é que Jesus também é Onisciente [ver São João 21-17], assim como o Pai [ver 1 São Pedro 1-2] e o Espírito Santo [ver 1 Co 2-10].

Já dizia o salmista Davi:

"Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda." [Salmo 138 1-4]

Observe quantas vezes o verbo "ver" foi citado neste texto:

5 vezes! Mas nem sempre o "ver" daqui é sinônimo de "olhar". Jesusviu Natanael chegar e disse que ali vinha um "israelita de verdade, sem falsidade". Em seguida é que vem uma parte interessante... Natanael pergunta: "De onde me conheces?" E a resposta de Jesus é, no mínimo, intrigante. Preste atenção: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas embaixo da figueira, eu te vi."

Jesus respondeu a pergunta de Natanael? Aparentemente, não. Mas a resposta de Jesus, para Natanael, foi tão perfeita, que na mesma hora ele reconheceu "o Filho de Deus, o Rei de Israel". A pergunta que não quer calar: O QUE NATANAEL ESTAVA FAZENDO EMBAIXO DESSA FIGUEIRA?


A psicologia diz que todos nós,e isso é com certeza a maior verdade, pois isto podemos nós mesmos ter esta certeza, pois nos conhecemos, é que na maioria das vezes quando estamos diante de alguém, representamos. E isso acontece até com os bebês. Quando percebemos que estamos sendo observados, não agimos da mesma forma que quando não estamos sendo observados. E é no momento em que não estamos sendo

observados que nós realmente deixamos vir à tona o nosso íntimo...

aquilo que está no nosso CORAÇÃO e que somente nós conhecemos. E você só pode dizer que conhece uma pessoa, de verdade, se você conhecer o CORAÇÃO dela.

Natanael, gostava de ler e meditar a sagrada Escritura,então poderiamos sugerir que à sombra fragrante e fresca da figueira, árvore muito espalhada na Palestina, seria um lugar muito bom para isto.

MAS AQUI POSSO AFIRMAR O QUE NATANAEL ESTAVA FAZENDO EMBAIXO DAQUELA FIGUEIRA! "ELE ESTAVA SENDO ELE MESMO".

Naquele momento, Natanael não imaginava que estava sendo observado.Esta é a situação. Mas Jesus observou atentamente e tirou uma conclusão desta sua observação: "

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Jesus era DISCRETO, não disse o que Natanael estava fazendo naquele seu momento pessoal.

Quer saber quem você é? Observe que direção seus pensamentos tomam, quando você está completamente sozinho... Não se preocupe, ainda não inventaram um jeito de verseus pensamentos. É quando você se despreocupa de passar qualquer imagem, que você mostra realmente o que tem no seu coração.

Agora vamos começar a treinar nossos pensamentos, para sermos, reconhecidos e chamados verdadeiros seguidores de Cristo.

Não gostou do caminho que os seus pensamentos seguem quando você deixa eles voarem por eles mesmos? Eles vão para o pecado, para a depressão, para lugar nenhum?...

Não se preocupe, isso tem uma solução. O nosso inconsciente é burro. Não consegue diferenciar o entre o certo e o errado.

Nós temos que alimentá-lo, conscientemente, com coisas boas. Escute uma canção que fale realmente de amor, leia a

Bíblia ou um bom livro com conteúdo digno de católico, converse com alguém alegre, viaje, aprenda algo novo, assista um bom filme, um canal católico em vez de perder tempo com conteúdos fúteis tipo novelas que não te levarão a crescimento positivo, muito menos espiritual, participe sempre dos encontros para a LEITURA ORANTE DA PALAVRA,

E PRINCIPALMENTE DA SANTA MISSA DOMINICAL..


O seu inconsciente vai ficar repetindo isso(AS COISAS BOAS QUE VEM DE DEUS, ao seu ...

E quando Jesus te ver no teu quarto, sozinho, e disser que te viu, você saberá que Ele te conhece, verdadeiramente.






Ano Catequético


"Catequese, caminho para o discipulado".

Ano Catequético – 2009
A Assembléia Geral da CNBB aprovou por unanimidade a realização, em 2009, do Ano Catequético, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959.

“A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando á catequese, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese”, disse o presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-catequética, Dom Eugênio Rixen.

O evento não quer ser um evento isolado, “ele se insere no processo de recepção do Documento de Aparecida, nas novas Diretrizes a serem aprovadas na 46ª Assembléia Geral da CNBB e nos demais eventos eclesiais”.

De acordo com o bispo, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, “convoca a Igreja do Brasil para o Ano Catequético Nacional de 2009”. Um cartaz e um texto base foram lançados com orientações sobre o Ano Catequético. “Estes subsídios estão centrados na iniciação à vida cristã, no discipulado missionário, à luz do itinerário dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35)”, explicou.

O Ano Catequético terá sua culminância com a 3ª Semana Brasileira de Catequese que se realizará de 7 a 11 de outubro de 2009 em Itaici Indaiatuba (SP). O tema desta Semana é “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema: “Nosso Coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”. (cf. Lc 24,13-35).




O "Ano Catequético nacional" será um momento forte de motivação e convocação para o trabalho de anunciar a Palavra de Deus. O tema proposto é "Catequese, caminho para o discipulado", seguindo as propostas do Documento de Aparecida. O lema escolhido cita o evangelho de Lucas (20,32.35): "Nosso coração arde quando Ele fala e explica as escrituras e parte o pão". O objetivo do ano catequético se expressa da seguinte forma; dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. Catequese não é portanto uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão. Com isso há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente a crianças. Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e consequentemente o seguimento e a missão: todo discípulo é missionário. São as duas faces de uma mesma realidade, conforme afirma o Documento de Aparecida. O discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade,escola, trabalho. Portanto, o discipulado acontece no mundo e está aberto às necessidades e desafios da realidade.

Reflexão sobre o Evangelho de São lucas 8,19-21



"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e a praticam."



Até dá a impressão que Jesus foi malcriado principalmente com sua querida mãe, ao dizer isso. Mas é preciso entender que Jesus não está falando como apenas um filho de uma mãe que tem uns irmãos, mas sim como o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar do pecado.



Ao dizer isso, Jesus quer dizer também que não adianta ouvir, ler ou escutar a palavra de Deus, se não a pomos em prática.



E o que significa por em prática a palavra de Deus?

Significa fazer aquilo que o Filho de Deus nos ensinou. Amar a Deus com todas as nossas forças, com todo o nosso entendimento, e ao próximo como a nós mesmo.



E Amar a Deus com todas as nossas forças, significa fazer tudo que a minha força física permitir de acordo com a minha idade, com a minha saúde, com a minha boa vontade, para divulgar a mensagem de Cristo a todos que eu puder.



Com todo o meu entendimento significa interpretar a vontade de Deus de acordo com o conhecimento catequético que eu tive.



E ao próximo como a nós mesmo, significa que tudo que eu desejo para mim, eu devo desejar também aos outros.



Só nos resta agora entender o que significa praticar a palavra de Jesus, ou de Deus. Entender até que não é difícil. O problema é, realmente, praticar.



Mais vamos tentar entender o que significa praticar a palavra de Deus. Ora, se todos os ensinamentos de Jesus podem ser resumidos em: Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmo, ou em outras palavras, tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados, parece que ficou mais fácil.



É só desejar aos outros, exatamente o que eu desejo para a minha pessoa.



Então, se eu não gosto de ser ignorado, eu não vou ignorar ninguém.

Se eu não gosto de ser humilhado, eu não vou humilhar ninguém.

Se eu não gosto que ninguém me tire "o sarro" eu não vou "tirar o sarro" em ninguém.

Se eu não gosto que ninguém me aborrece, eu não vou aborrecer a ninguém. Se eu não gosto que ninguém me explore, eu não vou explorar ninguém.

Se eu não gosto que ninguém me ofenda, eu não vou ofender ninguém.



É, meus irmãos. Por em pratica a palavra de Deus, é isso: FAZER AOS OUTROS EXATAMENTE O QUE GOSTARÍAMOS QUE ELES FIZESEM A NÓS.




"Minha Família: São aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática." (Lc 8.21)
Olá!
Neste mês de setembro, que dedicamos à Bíblia. Como já aprendemos na catequese, a Bíblia Sagrada é uma longa história de amor: a história do Amor de Deus pelos homens. Gostaríamos de saber se vocês estão atentos aos ensinamentos sobre Jesus. Que tal resolvendo a cruzadinha?

1- Pessoa que batizou Jesus:
2- Significado da palavra testamento:
3- Número de livros da Bíblia
4- O 4º mandamento:
5- Significado da palavra Páscoa:
6- Filho de Isabel e Zacarias:
7- Local da entrada triunfante de Jesus:
8- Primeiro livro do novo testamento
9- Local do primeiro milagre de Jesus:
10- Dois sacramentos:
11- Abreviatura dos evangelistas:
12- Pai de João Batista:
13- Profissão de José:
14- Último livro da Bíblia
15- Filho de Abraão:
16- Esposo de Maria:
17- Profissão dos primeiros apóstolos de Jesus:
18- Principal personagem da Bíblia
19- Nome de uma parábola de Jesus:
20- Oração ensinada por Jesus:


• Se você acertou tudo, parabéns. PARABÉNS MESMO!
• Se você conseguiu fazer 16 pontos, está bom.
• Se você fez 12 pontos está fraco. Está desatento na Catequese e na Missa das Crianças.
• Se você fez menos de 10 pontos... SOCORRO...PEÇA AJUDA AO CATEQUISTA!









Bíblia: Carta do Amor de Deus
Para a Catequese de Primeira Eucaristia
Obrigado, Senhor, pelo teu recado de amor que está presente na Bíblia. Ensina-nos a amá-lo e vivê-lo, para sermos todos irmãos. Amém
Costumamos nos corresponder através de cartas com as pessoas a quem queremos bem. Como é bom receber uma carta de um amigo que nos escreve com amor!
A Bíblia é uma longa carta que Deus envia a seus filhos bem-amados. ELA é a PALAVRA DE DEUS.
Ela fala de Deus e dos homens e nos mostra o caminho da Salvação.
A BÍBLIA é uma carta que Deus escreveu para nós com muito, muito amor. Nela encontramos muitos recados ou mensagens que Deus nos manda.
Com a Bíblia, aprendemos a amar a Deus em Si mesmo e em todos os nossos irmãos.
A Bíblia não é apenas um livro, mas uma coleção de livros. O autor principal da Bíblia é Deus, mas ELE respeitou a maneira de expressar de cada autor.
A Bíblia divide-se em duas partes.

1ª Parte; ANTIGO TESTAMENTO
São 46 livros que contam a caminhada do Povo de Deus.
Foram escritos antes do nascimento de Jesus.

2ª Parte; NOVO TESTAMENTO
São 27 livros que nos contam a vida de Jesus e seus ensinamentos. Contam ainda a vida das primeiras comunidades cristãs e os ensinamentos de Paulo Apóstolo e de outros apóstolos.
Foram escritos depois do nascimento de Jesus.
Cada livro da Bíblia é dividido em capítulos e cada capítulo, em versículos.
Leia sempre, com muito respeito, a PALAVRA DE DEUS.

Atividades
Consulte o texto e responda com atenção :
a) O que é a Bíblia?
b) O que encontramos na Bíblia?
c) O que aprendemos com a Bíblia?
d) Quem é o autor principal da Bíblia?
e)Em quantas partes se divide a Bíblia? Quais são?
f)Quantos livros contêm o Antigo Testamento e do que eles nos falam?
g) O que nos falam os livros do Novo Testamento e quantos são?
h) Como é dividido cada livro da Bíblia?
i) Quando devemos ler a Bíblia?
j) Para quem são os recados da Bíblia?
Tenha em sua casa a PALAVRA DE DEUS





QUE BOM QUE VOCÊ ME VISITOU! VIU OS ARQUIVOS TAMBÉM? ENTÃO, ATÉ BREVE!!

Como estamos vivendo nosso caminho de discípulos?Ide e fazei discípulos meus. (Mt 28,19)A formação do discípulo, explicitando as seguintes situação.


Motivações,O documento de Aparecida insiste no cristão como discípulo, missionário; Jesus formador de discípulos. Todos somos chamados a fazer o caminho de Jesus, pois Jesus é o Mestre de vida.

Abrindo horizontes: Voltar ao tempo de Jesus. Seu modo de ser e viver, Jesus, uma novidade. Os discípulos não são alunos, Jesus escolheu seus discípulos, convocados para seguir alguém e se vincularem com Ele, para fazer parte dos seus e assumir seu estilo de vida. Jesus Mestre que ensina com a própria vida. A prática de Jesus revela o conteúdo que se torna critério para a vida e motiva a convicção de sua missão. A pessoa, a presença, as palavras e as ações de Jesus fazem parte do processo formador dos discípulos.


Quem foi Jesus para os discípulos? Filho de Deus. Fez a experiência de filho e experiência de vida de seu povo. Apaixonado pelo Reino e firme nas convicções. Teve compaixão pelos pequenos. Convive com um grupo e não age sozinho.



O que Jesus fez e disse sobre Deus: Deus é Abbá.(Paizinho) Atitude de confiança. Unido ao Pai em oração. Forma e envia missionários.
O que Jesus fez e disse sobre a pessoa: Compaixão, misericórdia, libertar, salvar. Objetivo de sua pregação: Conhecer o Pai, ter vida. Salvar a todos. Oferece uma mudança e convida a entrar na dinâmica do Reino.

Jesus diante dos conflitos: A mensagem é radical, percebe a multidão cansada como ovelha sem pastor. Jesus quer salvar e acolher as pessoas. Oferece a Boa Nova.

Estilo de viver de Jesus: Ele é o pastor que abre as portas. Aponta o desígnio do Pai: Salvar a todos.

Os discípulos: Modo de escolher os discípulos. Como entusiasmou os discípulos? Caminha com eles, vai ao encontro, Ensina com gestos palavras, exemplos e atitudes. Faz imbuir do jeito de Jesus. Jesus oferece uma proposta singular: Reino, vida, salvação.
Proposta de vida: engajar-se no projeto do Pai.
Método. Jesus é Mestre da vida. As atitudes e gestos de Jesus são caminhos da formação.
Conteúdo da pregação de Jesus: A prática de Jesus. Suas palavras são vida, são práticas. O conteúdo da pregação é o Reino, vida, pobres, doentes, vontade do Pai.
O Reino: Dar furtos. Pelas parábolas do Reino percebe-se o processo formador de Jesus.
O que aprenderam os discípulos: eles partiram em missão, anunciaram o Ressuscitado, formaram comunidades, organizaram os ministérios, celebraram a memória do Ressuscitado, formaram discípulos missionários, A fidelidade a Jesus se torna o objetivo principal da vida das comunidades e dos discípulos.
Os discípulos (nós) hoje diante dos questionamentos da realidade atual: A proposta do Evangelho, as conclusões da Conferencia de Aparecida, a insistência de que a formação é um processo gradativo que deve levar ao encontro com Jesus, a conversão, ao discipulado.



O tempo dado a Cristo, nunca é tempo perdido, mas tempo conquistado para a profunda humanização das nossas relações e da nossa vida.


O dia do Senhorcomo foi definido o domingo, desde os tempos apostólicos —, mereceu sempre, na história da Igreja, uma consideração privilegiada devido à sua estreita conexão com o próprio núcleo do mistério cristão. O domingo, de facto, recorda, no ritmo semanal do tempo, o dia da ressurreição de Cristo. É a Páscoa da semana, na qual se celebra a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, o cumprimento n'Ele da primeira criação e o início da « nova criação » (cf. 2 Cor 5,17). É o dia da evocação adorante e grata do primeiro dia do mundo e, ao mesmo tempo, da prefiguração, vivida na esperança, do « último dia », quando Cristo vier na glória (cf. Act 1,11; 1 Tes 4,13-17) e renovar todas as coisas (cf. Ap 21,5).


Aos discípulos de Cristo, contudo, é-lhes pedido que não confundam a celebração do domingo, que deve ser uma verdadeira santificação do dia Senhor, com o « fim de semana » entendido fundamentalmente como tempo de mero repouso ou de diversão. Urge, a este respeito, uma autêntica maturidade espiritual, que ajude os cristãos a « serem eles próprios », plenamente coerentes com o dom da fé, sempre prontos a mostrar a esperança neles depositada (cf. 1 Ped 3,15). Isto implica também uma compreensão mais profunda do domingo, para poder vivê-lo, inclusivamente em situações difíceis, com plena docilidade ao Espírito Santo.

O tempo dado a Cristo, nunca é tempo perdido, mas tempo conquistado para a profunda humanização das nossas relações e da nossa vida.


O tempo dado a Cristo...

nunca é tempo perdido, mas tempo
conquistado para a profunda
humanização das nossas relações e
da nossa vida.

Que bom que você me visitou.

CATEQUISTAS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA - CATEDRAL



IR. INES (COORDENADORA)

CARMEM

CLAIR

ESTER

ELIZETE

JUCENARA

LUCIANE

MIRIAM

MARCIA


MARIA JOSÉ

MARIA INES

MARIA AMÉLIA

MARIA DO SOCORRO

RAQUEL

SIMONE

SULIVAN

VIVIANE

ZAIRA



Quem sou eu

Minha foto
Vacaria, RS, Brazil
Meu nome é Miriam Cardoso,tenho 39 anos sou casada, tenho dois lindos e abençoados filhos e um marido presente de Deus, minha missão de catequista, que desempenho junto a comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, sou feliz por poder servir meu Senhor. Vacaria, RS, Brasil. SEJAM BEM VINDOS! Este espaço é destinado a todos, catequista, pais e catequizandos, que queiram conhecer o que acontece na catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira - Catedral Diocesana. Nele você encontrará mensagens,formação catequéticaa e notícias da Paróquia, material para catequistase catequizandos, material para Campanha da Fraternidade, textos, fotos de nossa Missa com Crianças, fotos de nossas catequistas, dicas e muito mais... Caso você queira enviar críticas, comentários, sugestões, textos, mande-nos pelo email: catequesevacariag@hotmail.com

***HORÀRIOS** DAS**MISSAS**NA** CATEDRAL***

Domingo às 8H - 10H e 18H Segundas/Quartas/Quintas/Sextas e Sábados às 18 horas ..................................................... .............................................. .......................................... ............. Terça feira 16 horas missa com a Benção da Saúde ............................................... ..................................... ............... Segundo domingo do mês é o domingo do dízimo. ............................................... ............................................. ...................... No segundo domingo do mês é também dia de celebração dos catequistas, catequizandos e seus pais. .................................................... .......................... Nas primeiras sextas feiras às 17h. Adoração e bênção do Santíssimo. ........................................................ ............................................ ..................... Atendimento às confissões:.................... Ás terças feiras na Catedral ás 16 horas. Aos domingos na Catedral ás 10 horas. Na casa paroquial, em especial pela parte da tarde.

Agradecendo ao alimento sempre.

Agradecendo ao alimento sempre.

Minha filha Marya Clara



Bye

Bye