domingo dia 27/09/2009 (CLIC)


27/09/2009: XXIII Domingo do Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Números 11, 25-29
Salmo: 18/19
2ª Leitura: Tiago 5,1-6
Evangelho: Marcos 9,38-43.45.47-48


Evangelho

João disse:

- Mestre,
vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do NOME DO SENHOR, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Jesus respondeu:

- Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem der um copo de água a vocês, porque vocês são de Cristo, com toda a certeza receberá a sua recompensa.

Jesus continuou:

- Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.

Comentário do Evangelho:

Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Nos deparamos com os discípulos de Jesus proibindo um homem de curar as pessoas, por não pertencer ao grupo. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.

Convém notar que eles dizem “ele não nos segue”. Não disseram que o homem não seguia a Jesus, mas sim que não seguia a eles, seus discípulos. Isso mostra como ninguém está livre do orgulho e da presunção. Até os apóstolos de Jesus foram contaminados pelo orgulho, pela prepotência.

Sabiam que se tratava uma boa obra, no entanto, procuraram desmerecê-la, pois o homem não pertencia à comunidade. Da forma como agiram, dá a impressão que fazer o bem é uma exclusividade de determinado grupo ou pastoral.

Como dissemos, esse fato não é incomum. Infelizmente, milhares de discípulos, que se autodenominam cristãos, fingem não enxergar, procuram ignorar e minimizar o bem praticado por alguém que não pertença a sua igreja ou não professe a sua fé.

É importante lembrar dos privilégios que nossa religião nos traz: nós temos uma Mãe que nos ama e que intercede por nós. Temos os Sacramentos, em particular o Sacramento da Eucaristia, alimento na caminhada. Temos coisas maravilhosas! Jesus nos deixou tantas coisas boas, que se torna difícil enumerá-las.

No entanto, sem perder sua identidade e sua crença, o verdadeiro cristão deve também se alegrar ao encontrar alguém, noutra religião, praticando o bem, lutando por um mundo melhor, com exemplos de generosidade, religiosidade, tolerância, respeito e amor ao próximo.


Jesus disse:
“Quem trabalha em benefício do irmão, é dos nossos. Ninguém faz nada em meu nome e depois fala mal de mim”. É hora de aceitar o convite do Mestre para abrir os olhos do coração e enxergar o bem onde quer que se encontre.

Em setembro, o mundo celebra o dia internacional da paz. Representantes de diversas religiões se encontram para falar de amor, para falar de paz. É o respeito que está presente, tornando realidade o diálogo ecumênico entre irmãos.

Ecumenismo significa convivência pacífica, proximidade, diálogo e respeito.
Não precisamos, não podemos, e nem devemos mudar nossas convicções. O diálogo inter-religioso deve servir para aproximar, para ressaltar as coisas comuns e nos fazer tolerantes nas divergências.

Jesus encerra seu Evangelho usando imagens e linguagem tipicamente semitas, Jesus manda cortar e jogar fora “a mão, o pé, e o olho”, que causam escândalos aos pequenos. Obviamente não se propõe aqui uma mutilação física, mesmo se, ao longo da história, houvesse quem assim o entendesse - por exemplo, Orígenes. “Mãosignifica a nossa maneira de agir, “pé” o modo de caminhar na vida e “olho” o jeito de ver e julgar as coisas, ou até, a nossa ideologia.

Então o texto convida os dirigentes das comunidades cristãs (hoje bispos, padres, pastores, irmãs, ministros etc.) a reverem o seu modo de agir, pensar e julgar, para averiguar se não estamos causando a queda dos pequenos e humildes. E se descobrirmos que assim esteja acontecendo, então devemos “cortar e jogar fora” - ou seja, mudar o que causa o problema.

Caso contrário, não experimentaremos na comunidade a presença do Reino de Deus - a vivência dos valores do Evangelho, que Jesus deu a vida para estabelecer.
A caminhada para Jerusalém, no Evangelho de Marcos, é um grande ensinamento de Jesus para quem quer segui-Lo como discípulo. Trecho por trecho, ele vai desafiando a mentalidade dos discípulos, tão marcada pelos valores da sociedade vigente, e semeando os valores do Reino.
Hoje, Ele nos desafia a praticarmos um verdadeiro ecumenismo e diálogo inter-religioso, e a revermos os nossos modos de agir e pensar, para que a experiência cristã de comunidade seja uma amostra real dos valores do Reino de Deus. Os pequenos que Jesus se refere, não são necessariamente as crianças, mas sim aquelas pessoas fracas na fé e que estão caminhando seus primeiros passos em direção ao Mestre. Ai daqueles que provocar seu afastamento da fé no Cristo Ressuscitado.

Que nós possamos viver e levar aos outros em nossa casa, trabalho, escola, comunidade...que acolhendo com muito amor os renegados e excluídos, que se as portas das nossas comunidades se abrirem para acolher aqueles que erraram e que procuram a reconciliação, estaremos trazendo para o caminho certo os filhos prediletos de Deus.

O QUE VOCÊ PRECISA CORTAR E JOGAR FORA DE SUA VIDA, QUE TE AFASTA DE DEUS?

Nessa passagem Jesus nos diz da necessidade de sermos radicais na busca da nossa santidade. Devemos cortar da nossa vida tudo o que nos desvia dos caminhos de Deus, não um pé ou uma mão, mas sim nossas atitudes.
Hoje os caminhos que percorremos nos levam a Deus?
Muitas vezes nossos pés nos levam para onde devemos ir?
Podemos estar sendo atraídos a um abismo. Ainda está faltando alguma coisa na sua vida para que Jesus seja o seu Senhor?
Se você fica acordado até tarde da noite surfando nos canais da TV ou fica navegando pela net isso pode ser seu fracasso.
A casa escura e ou sem mais ninguém por perto pode ser o ambiente perfeito para sua mente começar a ter direções perigosas.
Se você não consegue dormir, tente ler algum livro, LER A BÍBLIA, fazer suas orações.
Se você pende para este vício também tendem a cair quando estão cansadas, deprimidas, ou de outra forma quando não estão se sentindo bem.
Se você estiver assim, não abra seu browser nem ligue a TV, não se coloque em situações de risco.
Junte alguma força e tente ligar para algum amigo para conversar e rir um pouco.
Você é uma pessoa agitada, vive a mil por hora?
Mas e sua comunhão com Deus?
Você está tendo tempo de ter um contato com o Pai Celestial?
Ler a Bíblia, rezar?
Essa é a forma de você recarregar suas baterias espirituais. Pode ser que alguns dias você não vai sentir vontade de fazer nada disso, mas você precisa sentar, descansar e ter um tempo com Deus.
Você precisa ser inspirado por Deus.

O PREÇO QUE JESUS PAGOU!

Tenha em sua mente que Jesus pagou um preço pela sua vida. A próxima vez que você ficar quente por tentações , tenha em sua mente ler a história da crucificação de Cristo, Lucas 23 fala dessa história. É a última ilustração do amor de Deus por nós.Paulo, na carta aos Romanos diz: “Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.” (Rom 8,18)

Pergunte-se assim para você mesmo: “Como é que Jesus fez tamanho sacrifício por mim, eu não tentaria fazer um pequeno sacrifício por então por Ele?”





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado