TERÇA FEIRA DIA 29/09/2009


Evangelho (João 1, 47-51)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João .Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael,* que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade. 48Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. - Palavra da salvação.

*Natanael -
Que será chamado de Bartolomeu o apóstolo. Ele une-se à comitiva e assiste sem dúvida às bodas de Caná, onde se confirma a sua fé primeira.

A tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda
e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange.


Jesus sabia tudo a respeito de Natanael, seus atos e seu coração.

Como Jesus sabia tanto sobre Natanael? É porque Deus sabe todas as coisas. Ele sabe tudo sobre mim e sabe tudo sobre você. De fato, nada há que possamos esconder dele.


Creio que o ensinamento que podemos tirar deste texto é que Jesus também é Onisciente [ver São João 21-17], assim como o Pai [ver 1 São Pedro 1-2] e o Espírito Santo [ver 1 Co 2-10].

Já dizia o salmista Davi:

"Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos. A palavra ainda me não chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis toda." [Salmo 138 1-4]

Observe quantas vezes o verbo "ver" foi citado neste texto:

5 vezes! Mas nem sempre o "ver" daqui é sinônimo de "olhar". Jesusviu Natanael chegar e disse que ali vinha um "israelita de verdade, sem falsidade". Em seguida é que vem uma parte interessante... Natanael pergunta: "De onde me conheces?" E a resposta de Jesus é, no mínimo, intrigante. Preste atenção: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas embaixo da figueira, eu te vi."

Jesus respondeu a pergunta de Natanael? Aparentemente, não. Mas a resposta de Jesus, para Natanael, foi tão perfeita, que na mesma hora ele reconheceu "o Filho de Deus, o Rei de Israel". A pergunta que não quer calar: O QUE NATANAEL ESTAVA FAZENDO EMBAIXO DESSA FIGUEIRA?


A psicologia diz que todos nós,e isso é com certeza a maior verdade, pois isto podemos nós mesmos ter esta certeza, pois nos conhecemos, é que na maioria das vezes quando estamos diante de alguém, representamos. E isso acontece até com os bebês. Quando percebemos que estamos sendo observados, não agimos da mesma forma que quando não estamos sendo observados. E é no momento em que não estamos sendo

observados que nós realmente deixamos vir à tona o nosso íntimo...

aquilo que está no nosso CORAÇÃO e que somente nós conhecemos. E você só pode dizer que conhece uma pessoa, de verdade, se você conhecer o CORAÇÃO dela.

Natanael, gostava de ler e meditar a sagrada Escritura,então poderiamos sugerir que à sombra fragrante e fresca da figueira, árvore muito espalhada na Palestina, seria um lugar muito bom para isto.

MAS AQUI POSSO AFIRMAR O QUE NATANAEL ESTAVA FAZENDO EMBAIXO DAQUELA FIGUEIRA! "ELE ESTAVA SENDO ELE MESMO".

Naquele momento, Natanael não imaginava que estava sendo observado.Esta é a situação. Mas Jesus observou atentamente e tirou uma conclusão desta sua observação: "

Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". Jesus era DISCRETO, não disse o que Natanael estava fazendo naquele seu momento pessoal.

Quer saber quem você é? Observe que direção seus pensamentos tomam, quando você está completamente sozinho... Não se preocupe, ainda não inventaram um jeito de verseus pensamentos. É quando você se despreocupa de passar qualquer imagem, que você mostra realmente o que tem no seu coração.

Agora vamos começar a treinar nossos pensamentos, para sermos, reconhecidos e chamados verdadeiros seguidores de Cristo.

Não gostou do caminho que os seus pensamentos seguem quando você deixa eles voarem por eles mesmos? Eles vão para o pecado, para a depressão, para lugar nenhum?...

Não se preocupe, isso tem uma solução. O nosso inconsciente é burro. Não consegue diferenciar o entre o certo e o errado.

Nós temos que alimentá-lo, conscientemente, com coisas boas. Escute uma canção que fale realmente de amor, leia a

Bíblia ou um bom livro com conteúdo digno de católico, converse com alguém alegre, viaje, aprenda algo novo, assista um bom filme, um canal católico em vez de perder tempo com conteúdos fúteis tipo novelas que não te levarão a crescimento positivo, muito menos espiritual, participe sempre dos encontros para a LEITURA ORANTE DA PALAVRA,

E PRINCIPALMENTE DA SANTA MISSA DOMINICAL..


O seu inconsciente vai ficar repetindo isso(AS COISAS BOAS QUE VEM DE DEUS, ao seu ...

E quando Jesus te ver no teu quarto, sozinho, e disser que te viu, você saberá que Ele te conhece, verdadeiramente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado