Evangelho do dia 22/09/2009 - Terça Feira



Lucas 8, 19-21

Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

A palavra “irmão” em aramaico (língua dos judeus) designava não só dos membros genitores, mas também primos ou até parentes mais remotos (essa língua era muito pobre em vocabulário).

No Antigo Testamento há 20 citações que atestam o significado mais amplo da palavra “irmão”. Eis algumas delas:

“Abrão disse a Lot: Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.” (Gn 13,8)

Abraão é tio de Lot; e Lot ,consequentemente, seu sobrinho.

“Jacó disse aos pastores: “Meus irmãos, de, onde sois?” “Somos de Harã”, responderam. “Conheceis porventura Labão, filho de Nacor?” “Sim.” “Como vai ele?” “Vai muito bem; e eis justamente sua filha Raquel que vem com o rebanho.” “É ainda pleno dia, tornou Jacó, e não é hora de se recolherem os rebanhos. Dai de beber às ovelhas e levai-as de novo ao pasto.” “Não o podemos, responderam eles, antes que todos os rebanhos estejam reunidos. Tiramos então a pedra de cima do poço e damos de beber aos animais.” Falava ainda com eles, quando chegou Raquel com o rebanho do seu pai, porque era pastora. Logo que Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, aproximou-se, rolou a pedra de cima da boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão. Depois beijou Raquel e pôs-se a chorar. Contou-lhe que era parente de seu pai e filho de Rebeca; e ela correu a anunciar isto ao seu pai. Tendo Labão ouvido falar de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o conduziu à sua casa. Jacó contou-lhe tudo o que se tinha passado, e Labão disse-lhe: “Sim, tu és de meus ossos e de minha carne.” Jacó ficou em casa dele um mês inteiro. E Labão disse-lhe: “Acaso, porque és meu parente, servir-me-ás de. raça? Dize-me que salário queres.” (Gn 29,4-15)

Jacó era sobrinho de Labão, mas se consideravam irmãos e inclusive se consideravam irmãos aos pastores.

Uma citação forte é a seguinte:

“Davi convocou todo o Israel em Jerusalém, para fazer subir a arca do Senhor ao lugar que lhe havia preparado. Reuniu os filhos de Aarão e os levitas: dos filhos de Caat, Uriel, o chefe, e seus 120 irmãos; dos filhos de Merari, Asaia, o chefe, e seus 220 irmãos; dos filhos de Gerson, Joel, o chefe, e seus 130 irmãos; dos filhos de Elisafã, Semeías, o chefe, e seus 200 irmãos; dos filhos de Hebron, Eliel, o chefe, e seus 80 irmãos; dos filhos de Oziel, Aminadab, o chefe, e seus 112 irmãos.” (1Crôn 15,3)

Qual é mãe que vai gerar tamanha quantidade de filhos?

A Sagrada Escritura nos fala dos irmãos de Jesus e não dos filhos de Maria:

“Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito.”(Mc 6, 3)

Observamos que na citação se diz O FILHO e não um dos filhos de Maria. Também a respeito desta citação podemos nos perguntar: Os irmãos de Jesus seriam de fato irmãos carnais ou seriam primos irmãos?

Maria, irmã da Virgem Maria casou-se com Cléofas ou Alfeu (nomes em hebraico e aramaico da mesma pessoa) e tiveram quatro filhos:

1°- Thiago: é Thiago, o Apóstolo; O Menor, cujo pai é Alfeu e foi o primeiro bispo de Jerusalém;

“Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor.”(1Gal 1,19)

“Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé” (Mc 15,40)

“Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.”(Mt 10,3)

2°- José: é irmão carnal de Thiago, pois ambos são filhos de uma das três Marias que estiveram ao pé da Cruz;

“Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu.”(Mt 27,56)

3°- Judas: o Tadeu: é também irmão Thiago,cujo pai é Alfeu.

“Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor.”(Lc 6,16)

“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.”(At 1,13)

“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos eleitos bem-amados em Deus Pai e reservados para Jesus Cristo.”(Jud 1,1)

4°- Simão: Foi o segundo bispo de Jerusalém e o nome de seus pais na consta na Sagrada Escritura. Um antigo historiador Hegezipo (Séc. II) informa que ele é filho de Cléofas, esposo de Maria, irmã da Mãe de Jesus – “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena (Jo 19,25). É pois, primo de Jesus.

Podemos deduzir que os quatro entre s são irmãos carnais; e, em qualquer hipótese, primos ou parentes de Jesus.

Há também outros dois momentos que nos levam a refletir sobre a questão dos irmãos de Jesus:

JESUS AOS DOZE ANOS:

“Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lc 2, 41-52)

Em sua perda e seu reencontro no templo Maria e José o procuravam aflitos durante três dias e não há nenhuma alusão de com quem teriam ficado os supostos irmãos menores de Jesus. Também não há nenhuma alusão bíblica a respeito do relacionamento de Jesus com seus irmãos carnais. Por que Jesus teria escondido de seus ensinamentos e de seus discípulos (nós) seus irmãos carnais?

MARIA AO PÉ DA CRUZ:

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa“(Jo 19, 25-27).

Se Jesus tivesse outros irmãos sanguinários, ao morrer na cruz, teria confiado sua Mãe aos mesmos, pois nessa ocasião José já havia morrido, mas, ao contrário confiou sua Mãe ao discípulo amado porque a ama muito e quer dividir aquela que Ele tanto ama com toda a Humanidade pela qual ele estava morrendo e que estava prefigurada no discípulo amado.

Nós católicos cremos que Maria só teve a Jesus por filho e crer que Maria teve mais filhos é negar um dos dogmas de nossa fé: o da sua Virgindade Perpétua.

“Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas?” (1 Cor 9,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado