Ano Catequético


"Catequese, caminho para o discipulado".

Ano Catequético – 2009
A Assembléia Geral da CNBB aprovou por unanimidade a realização, em 2009, do Ano Catequético, comemorando os 50 anos do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959.

“A iniciativa é resultado da importância e valorização que a Igreja vem dando á catequese, como ficou expresso no processo de elaboração do Diretório Nacional de Catequese”, disse o presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-catequética, Dom Eugênio Rixen.

O evento não quer ser um evento isolado, “ele se insere no processo de recepção do Documento de Aparecida, nas novas Diretrizes a serem aprovadas na 46ª Assembléia Geral da CNBB e nos demais eventos eclesiais”.

De acordo com o bispo, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, “convoca a Igreja do Brasil para o Ano Catequético Nacional de 2009”. Um cartaz e um texto base foram lançados com orientações sobre o Ano Catequético. “Estes subsídios estão centrados na iniciação à vida cristã, no discipulado missionário, à luz do itinerário dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35)”, explicou.

O Ano Catequético terá sua culminância com a 3ª Semana Brasileira de Catequese que se realizará de 7 a 11 de outubro de 2009 em Itaici Indaiatuba (SP). O tema desta Semana é “Catequese, caminho para o discipulado” e o lema: “Nosso Coração arde quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão”. (cf. Lc 24,13-35).




O "Ano Catequético nacional" será um momento forte de motivação e convocação para o trabalho de anunciar a Palavra de Deus. O tema proposto é "Catequese, caminho para o discipulado", seguindo as propostas do Documento de Aparecida. O lema escolhido cita o evangelho de Lucas (20,32.35): "Nosso coração arde quando Ele fala e explica as escrituras e parte o pão". O objetivo do ano catequético se expressa da seguinte forma; dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. Catequese não é portanto uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão. Com isso há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente a crianças. Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e consequentemente o seguimento e a missão: todo discípulo é missionário. São as duas faces de uma mesma realidade, conforme afirma o Documento de Aparecida. O discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade,escola, trabalho. Portanto, o discipulado acontece no mundo e está aberto às necessidades e desafios da realidade.

Um comentário:

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado