Como estamos vivendo nosso caminho de discípulos?Ide e fazei discípulos meus. (Mt 28,19)A formação do discípulo, explicitando as seguintes situação.


Motivações,O documento de Aparecida insiste no cristão como discípulo, missionário; Jesus formador de discípulos. Todos somos chamados a fazer o caminho de Jesus, pois Jesus é o Mestre de vida.

Abrindo horizontes: Voltar ao tempo de Jesus. Seu modo de ser e viver, Jesus, uma novidade. Os discípulos não são alunos, Jesus escolheu seus discípulos, convocados para seguir alguém e se vincularem com Ele, para fazer parte dos seus e assumir seu estilo de vida. Jesus Mestre que ensina com a própria vida. A prática de Jesus revela o conteúdo que se torna critério para a vida e motiva a convicção de sua missão. A pessoa, a presença, as palavras e as ações de Jesus fazem parte do processo formador dos discípulos.


Quem foi Jesus para os discípulos? Filho de Deus. Fez a experiência de filho e experiência de vida de seu povo. Apaixonado pelo Reino e firme nas convicções. Teve compaixão pelos pequenos. Convive com um grupo e não age sozinho.



O que Jesus fez e disse sobre Deus: Deus é Abbá.(Paizinho) Atitude de confiança. Unido ao Pai em oração. Forma e envia missionários.
O que Jesus fez e disse sobre a pessoa: Compaixão, misericórdia, libertar, salvar. Objetivo de sua pregação: Conhecer o Pai, ter vida. Salvar a todos. Oferece uma mudança e convida a entrar na dinâmica do Reino.

Jesus diante dos conflitos: A mensagem é radical, percebe a multidão cansada como ovelha sem pastor. Jesus quer salvar e acolher as pessoas. Oferece a Boa Nova.

Estilo de viver de Jesus: Ele é o pastor que abre as portas. Aponta o desígnio do Pai: Salvar a todos.

Os discípulos: Modo de escolher os discípulos. Como entusiasmou os discípulos? Caminha com eles, vai ao encontro, Ensina com gestos palavras, exemplos e atitudes. Faz imbuir do jeito de Jesus. Jesus oferece uma proposta singular: Reino, vida, salvação.
Proposta de vida: engajar-se no projeto do Pai.
Método. Jesus é Mestre da vida. As atitudes e gestos de Jesus são caminhos da formação.
Conteúdo da pregação de Jesus: A prática de Jesus. Suas palavras são vida, são práticas. O conteúdo da pregação é o Reino, vida, pobres, doentes, vontade do Pai.
O Reino: Dar furtos. Pelas parábolas do Reino percebe-se o processo formador de Jesus.
O que aprenderam os discípulos: eles partiram em missão, anunciaram o Ressuscitado, formaram comunidades, organizaram os ministérios, celebraram a memória do Ressuscitado, formaram discípulos missionários, A fidelidade a Jesus se torna o objetivo principal da vida das comunidades e dos discípulos.
Os discípulos (nós) hoje diante dos questionamentos da realidade atual: A proposta do Evangelho, as conclusões da Conferencia de Aparecida, a insistência de que a formação é um processo gradativo que deve levar ao encontro com Jesus, a conversão, ao discipulado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado