Por que 12 de outubro é Dia das Crianças?










Por que 12 de outubro é Dia das Crianças?

No dia 20 de novembro de 1959, a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou um documento chamado Declaração dos Direitos da Criança e determinou que a partir daquele ano todos os países do mundo dedicariam o dia 20 de novembro às crianças, como uma forma de lembrar e fazer valer todos os direitos e liberdades que elas possuem.

Isso aconteceu há quase 50 anos e por que será que no Brasil comemoramos o Dia das Crianças antes dessa data, em 12 de outubro?

A idéia de criar um dia para homenagear as crianças surgiu de um deputado federal chamado Galdino do Vale Filho, em 1920, mas ficou só no papel. Apenas em 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes aprovou o dia 12 de outubro como a data nacional para celebrar os direitos das crianças.

Por incrível que pareça, essa comemoração não fez muito sucesso. Só na década de 60, quando a fábrica de brinquedos Estrela junto com a Johnson & Johnson lançou uma campanha para vender mais brinquedos, foi que o Dia das Crianças virou moda!

A partir daí, outras empresas passaram a fazer promoções para aumentar as vendas de brinquedos nesse período de outubro. Por conta disso, infelizmente o Dia das Crianças ganhou um significado muito mais comercial do que humanitário. É ótimo ganhar presentes, mas é muito importante fazer valer os direitos universais de todas as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado