VOCÊ SABE EM QUE DATA FOI FUNDADA A SUA IGREJA?

Católica - Jesus Cristo - DC 30 - Jerusalém



Luterana - Martinho Lutero - 1517 - Alemanha




Episcopal - Henrique VIll - 1534 - Inglaterra  





Exército da Salvação - William Booth - 1865 - Estados Unidos




Deus é Amor - David Miranda - 1962 – Brasill




Hare-Krishna



(Conjunto de superstições trazidas para o ocidente por Bhaktivedanta Swami em 1965 de antigas crenças hindus)

 
Metodista - John Wesley - 1739 - Inglaterra 


Mormom - Joseph Smith - 1831 - Estados Unidos  
Nova Vida - Robert Mc'Alister - 1961 - Brasil l 

Presbiteriana - John Knox - 1560 - Escócia  
 Igreja do Evangelho Quadrangular - Aimée S MacPherson - 1927 - USA
 Rosa-Cruz - Johannes V. Andreae - 1610 - Alemanha

Testemunha de Jeová - Charles T. Russel - 1874 - Estados Unidos






Adventista - William Miller - 1831 - Estados Unidos




Universal do Reino de Deus - Edir Macedo Bezerra - 1975 - Brasil
Espiritismo - Irmãs Fox - 1847 - Estados Unidos
Batista - John Smyth - 1609 - Holanda


Lembre-se a Bíblia (Mt 16,17-18), e a História Universal nos ensinam que a verdadeira Igreja começou com Jesus Cristo há quase dois mil anos, e não com homens ou mulheres quinze ou dezenove séculos mais tarde. Há portanto, só uma Igreja Verdadeira. Essa Igreja é o prolongamento de Cristo na História e, por meio dela, Jesus "quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade." (1Tim 2,4)


Quem sois vós? De onde viestes? Por que nascestes tão tarde? Onde é que se achava a Igreja de Cristo antes de vós? A Santa Bíblia é que nos alerta contra os hereges: "Rogo-vos, irmãos, que noteis aqueles que causam as divisões e ofensas contra a doutrina que aprendestes; apartai-vos deles." (Gal 1,6-7)


Uma pesquisa simples de história comprova que a primeira igreja cristã foi a Igreja católica. Ela foi fundada quando Jesus Cristo disse a Pedro.







"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...." (Mt 16,l8a); e na continuação destas palavras deu uma garantia para todos os séculos: "...as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,l8b).






Durante os três anos do seu ministério, pela pregação da Palavra e por meio de "milagres, prodígios e sinais" (Atos 2,22), preparou os seus seguidores para darem continuidade a sua obra. De um modo mais especial, entre os seus discípulos "...escolheu doze entre eles, que chamou de apóstolos. "(Lc 6,13).






Entre as principais orientações de Jesus dadas aos apóstolos destacam-se: continuar a obra iniciada por Ele: "Por onde andardes anunciai que o reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai" (Mt 10,7-8).


insistiu na necessidade de um gesto visível para dar credibilidade à pregação: "ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." (Jo 10,16).




"...sejam perfeitos na unidade, e o mundo reconheça que me enviaste e os amastes, como amaste a mim". (10 17,23).






indicou o meio para evitar as divisões: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13,35).






pediu um tipo determinado de encontro para continuar junto dos seus e testemunhai a unidade da Sua Igreja: a Eucaristia.






"Tomou em seguida o pão, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim." (Lc 22,19).






"Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos comungamos do mesmo pão." (1Cor 10,17).






E antes de voltar para junto do Pai, o Cristo ressuscitado deixou o programa final para a Sua Igreja: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo." (Mt 28,48-20).










Qual o significado destas palavras finais do Senhor para a sua Igreja cm todos os tempos?






Primeiro: Revela a autoridade da Igreja "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra". Trata-se do mesmo poder e mesma autoridade dados pelo Pai ao seu Filho: "Como o Pai me enviou assim também eu vos envio a vos (10 20,21b).






Segundo: Diz a quem foi dado poder para falar em seu nome: os onze. São Mateus fez questão de deixar registrado este fato: "Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado"(Mt 28,16). Os onze formavam o primeiro grupo de dirigentes da Igreja. E a força destes homens estava na garantia de falarem em nome do próprio Jesus:"Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."(Lc 10,16).






Terceiro: fala do objetivo da missão: fazer discípulos. A finalidade da pregação da palavra é despertar aqueles que estão longe a entrarem para o rebanho do Senhor: a Igreja. Não existe cristianismo sem união à Igreja, a união a ela é o sinal visível da conversão interior. Esta é a forma como viviam a fé os primeiros cristãos: "Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações." (Atos 2,42).






Quarto: Indica a porta de entrada para a Igreja: "batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Neste momento a pessoa tornava-se crista, e um membro ativo do Corpo de Cristo.






Quinto: Mostra o conteúdo da pregação:


"Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi". Boa parte do ministério de Jesus na terra foi empregado para ensinar, deste modo a sua Igreja tem de dar ênfase à pregação da Palavra. A Igreja não é uma reunião de pessoas para um simples entretenimento; ela existe para despertar e alimentar a fé. E isto se dá pela pregação da Palavra.






Sexto: Termina com uma promessa para todos os tempos: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo." Diante destes fatos surge uma pergunta: Teria Jesus errado em suas promessas? Todos hão de concordar com as palavras de (Jo 14,6): "Eu sou o caminho, a verdade e a vida...". Não existem várias verdades, mas uma única verdade chamada Jesus Cristo. Suas palavras são para sempre, e nelas não existe nenhum engano.






Em nenhum tempo da história os homens receberam autoridade para alterar a obra fundada, planejada e inaugurada por Jesus Cristo. São Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, em seus escritos tem dois versículos importantes para ajudar os cristãos a não caírem no engano das divisões criadas pelos homens:






"Mas, ainda que alguém, - nós ou um anjo baixado do céu, - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema." (Gl 1,8) .






"O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o" (Tt 3,10).






Se a salvação se encontra na verdade que é Jesus, então Ele não se enganou quanto às promessas feitas em relação a sua Igreja. Ele fundou uma Igreja, e ela encontra a plenitude de sua expressão por meio da Igreja católica.






Pe. LUCAS DE PAULA ALMEIDA






                                   IGREJA CATOLICA








Que quer dizer “a Igreja é Católica” ? A palavra Católica não tem em si um sentido religioso.Vem do grego e quer dizer “ Universal “. Refere-se, pois, á universalidade da Igreja , ou seja, ao seu caráter mundial. Como sociedade que tem por fim atingir a todos os homens, de todas as nacionalidades, de todos as raças, de todos os tempos e de todas as artes do mundo.“Católica” é uma qualidade que se opõe ao que é particular e fechado a um grupo. Quando falamos “católica, apostólica,Romana” porque lá é que morou São Pedro e ainda mora o Papa.






A intenção de Cristo era para que a sua Igreja fosse católica Quando Judas se queixou ao ver uma mulher derramar perfume nos pés de Cristo ,o mestre repreendeu-o e disse a todos os presentes: “Em verdade vos digo que, em todo o mundo, onde quer que seja pregado o Evangelho, será narrado, para seu louvor, também o que ela acaba de fazer” ( Mt 14,9 ). Portanto a igreja já estava no pensamento de Jesus como religião que deveria espalhar-se por todo o mundo.






A ordem de Cristo foi também clara: “Ide por todo o mundo pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado“ (Mc 16, 15-16 ). Temos aí uma igreja que deve ser anunciada e constituída em todas as partes do mundo e destina-se a todos os homens, de todos os tempos, como meio de salvação. Quem não aceitar a mensagem de Cristo anunciada pela Igreja está pondo em risco a sua salvação.






É claro que há muita gente boa fora do "corpo" da Igreja Católica. Nem tiveram oportunidade de conhecer a verdadeira Igreja. Vivem em outra igreja na qual nasceram e a qual seguem fielmente na reta intenção, sem culpa própria certos de que estão na verdadeira Igreja. Sem dúvida, esses se salvarão. Não por força daquela Igreja, mas porque em espírito eles pertencem à verdadeira Igreja de Cristo, que é a católica. Portanto não estão fisicamente dentro da Igreja , mas pertencem a alma das Igreja de Cristo.






Todos, porém, que já pertencem inteiramente á Igreja Católica os que estão fora dela tem o dever de conhecer com toda a certeza a verdade, examinando atentamente em que a Igreja de fato se realizam as palavras de Cristo e em qual encontramos todos aqueles meios de salvação deixados por Jesus , como o batismo, a crisma, a Eucaristia , a confissão, etc.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado