Ainda sobre o evangelho de Domingo 13/06/2010

As tentações do JUDAS - A tentação de agir sem amor


A tradição da igreja afirma que Judas Iscariostes era um zelota. Os zelotas eram guerrilheiros israelitas que lutavam contra o domínio romano. Eram nacionalistas ferrenhos e desejavam uma Israel forte e livre dos seus opressores. Judas Iscariostes foi um dos escolhidos para andar com Jesus (Mt, 10,4). Ele, como outros apóstolos, foi enviado em missão de ir à frente de Jesus pelas aldeias e povoados anunciando a presença do Reino de Deus (Mt 10,5). Portanto Judas conhecia Jesus e o Seu poder.
Apesar de conhecer o Senhor, Judas não agia com amor. Embora andasse com Jesus não possuia os mesmos interesses e agia com desonestidade.




A gente percebe isso no Jantar em Betânia (Jo 12,1-8), na ocasião em que Maria derrama um frasco de um perfume muito caro nos pés de Jesus, que aquilo que passava pelo coração de Judas era bem diferente de amor: "Mas Judas Iscariostes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: Porque não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? Dizia isto, não porque se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtavam o que nela lançavam" (vers. 4 a 8).




Jesus conhecia Judas, sabia que ele o havia de trair e, mesmo assim, agiu com amor para com Judas. Lavou-lhe os pés (Jo 13), deu-lhe uma chance de regenerar-se (Jo 13, 28-30), até se deixou ser beijado por Judas (Mt 26, 49-50).

Porém Judas vendeu Jesus, vendeu também sua fé, pelo preço de trinta moedas, o preço de um escravo. Logo que Jesus é preso, Judas arrepende-se, é tomado de remorsos (Mt 27, 1-10), tenta devolver a quantia, tenta voltar atrás no seu gesto traidor, mas tudo está consumado, Jesus já vai ser condenado. Judas esperava que Jesus fosse o libertador de Israel das mãos opressoras dos romanos. Judas esperava que seu Mestre fosse governar Israel, mas quando o Senhor falou de sua morte e ressurreição, Judas decepcionou-se, deixou-se levar pelo dinheiro e renegou sua fé.

Judas não confiou no perdão divino. O perdão que Jesus deu a Pedro foi o de uma falta semelhante à traição de Judas, só que Pedro buscou a misericórdia de Deus e Judas achou que o seu pecado era maior que o amor de Jesus.

Judas já havia agido tanto sem amor e movido pela cobiça de tal maneira que não mais confiava no amor, não agia no amor. Esse foi o grande erro de Judas: não agir e nem confiar no amor.




O que deve mover o cristão a prestar o serviço de Deus deve ser o amor.




É necessário todos os dias se questionar: o que está me movendo é realmente o amor? Tenho agido com honestidade para com Deus? A tentação em que Judas caiu foi a de não andar no amor. É uma tentação muito grande também para quem ministra a música. Devemos entregar a Deus todas as nossas decepções com as pessoas. Devemos até confessar se estamos decepcionados com as demoras de Deus. Não podemos disfarçar o que há dentro de nós, temos que ser sinceros para com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado