Símbolos e gestos

SÍMBOLOS E GESTOS SIMBÓLICOS


Costumamos dizer que a bandeira nacional é símbolo da pátria.
Isto quer dizer que quando você vê ou toca a bandeira, logo seu pensamento voa até o país que ela representa, por exemplo o Brasil, sua extensão, as matas, os rios, as riquezas, o povo, enfim tudo o que faz parte do Brasil. E se alguém ofender a bandeira, mexe com seu sentimento patriótico.

Então o símbolo (objeto) nos transporta para outra realidade que está além do símbolo e tem relação com o símbolo. Vamos dar um exemplo, tirado do mundo cristão: o crucifixo. Todo cristão reconhece no crucificado a pessoa de Jesus Cristo, que nos redimiu do pecado e nos salvou. Portanto, aquele objeto de metal, madeira, ou outro material, simboliza nosso Redentor, Jesus Cristo. Por isso tratamos com respeito o crucifixo.

Gestos simbólicos são ações que têm a mesma função do símbolo, isto é, nos transportam para outra dimensão, outra realidade, que porém tem relação com o gesto simbólico. Por exemplo, no início e no fim da missa o padre traça sobre si o sinal-da-cruz, enquanto diz as palavras "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". É um gesto simbólico, que nos remete à Santíssima Trindade a quem invocamos nesses momentos.

A seguir vamos explicar brevemente alguns sinais ou símbolos cristãos utilizados com freqüência na liturgia.

Alfa e Omega: são a primeira e a última letra do alfabeto grego. São aplicadas a Cristo, princípio e fim de todas as coisas. Em geral aparecem no círio pascal, mas também nos paramentos litúrgicos, no ambão e no tabernáculo.



Este sinal é formado por duas letras do alfabeto grego (X+P) e correspondem ao C e R da língua portuguesa. Ajuntando as duas, formavam-se as iniciais da palavra CRISTÓS: Cristo. Com freqüência este sinal aparece nos paramentos dos padres, no ambão, na porta do sacrário e na hóstia.




As letras INRI são as iniciais das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iundaeorum, que significam: Jesus de Nazaré Rei dos Judeus. O Evangelho de João nos informa que essas palavras estavam escritas em três línguas (hebraico, latim e grego) sobre a cruz de Jesus (cf. João, 19,19).

PEIXE: símbolo de Cristo. No início do cristianismo, em tempos de perseguição, o peixe era o sinal que os cristãos usavam pra representar o Salvador. É que as iniciais da palavra peixe na língua grega - IXTYS - explicavam quem era Jesus: IESÚS CRISTÓS TEÓS YÓS SOTÉR: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.


TRIÂNGULO: com três ângulos iguais (equiláteros) representa a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).






Conclusão: Os símbolos falam por si e têm grande poder de comunicação. Podemos escolher os símbolos para as celebrações, mas não devemos explicá-los, porque, à medida que explicamos, empobrecemos seus significados e encurtamos o seu alcance. Cada pessoa será atingida pelo símbolo conforme sua compreensão, sua história de vida, sua situação no momento atual.
Um símbolo bem aproveitado nas celebrações poderá ser suficiente para atingir os objetivos desejados pela equipe de liturgia.

fonte figuras e gifs animadas: páginas da Internet

Um comentário:

  1. Sim, não devemos explicar os siímbolos, e muito menos deixar a impressão que dissemos tudo acerca deles. Há quem julgue que o Arco-Íris tem apenas 7 cores... No milagre do sol em Fátima, em Outubro de 1917, o sol girou e as pessoas mudavam de cor segundo as cores do Arco-Íris. Há qume julgue tratar-se de um número de magia Divina, uma gracinha de Deus para parecer fantástico e não percebem a mensagem desse mesmo milagre. Por esta e outras razões a Sagrada Escritura diz: «quem tiver olhos para ver que veja... quem puder entender que entenda». Na Imagem de Nossa Senhora de Fátima há um fio em ouro com uma bola pendurada, nunca ninguém, que eu saiba, falou acerca dessa bola. è um símbolo, pois eu não vou dizer de quê é simbolo.
    Deus vos abençoe
    ++Fernão Gomes, Arcebispo Católico Ortodoxo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado