RETORNO A CATEQUESE























Orientação da coordenação sobre os encontros de catequese:


Em virtude das medidas adotadas pelos órgãos ligados à educação, a respeito da pandemia com o vírus H1N1, a coordenação da Catequese da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, definiu que serão suspensas, as atividades da Catequese até o dia 17 de agosto.

São de domínio público as orientações da área da Saúde a respeito de medidas de prevenção. Assim, deve prevalecer sempre o bom senso e a coerência, sem os exageros que possam conduzir a uma situação de pânico.

Não esqueçam nosso corpo é morada sagrada de Deus, devemos cuidar bem dele.





UM POUCO SOBRE A GRIPE "A"


A forma principal de contágio da gripe ocorre de pessoa para pessoa através de gotas suspensas no ar, quando alguma pessoa já infectada lança estas mesmas gotas ao espirrar ou tossir. Normalmente quando estas gotas são lançadas no ar, podem elas atingir uma distância de cerca de 1 metro, podendo ser inaladas por outras pessoas.

O contágio também pode ocorrer diretamente através do beijo entre pessoas infectadas. Cientificamente, o indivíduo adulto infectado poderá ser transmissor do vírus desde o dia anterior ao aparecimento dos sintomas até 7 dias após a instalação da Doença o que nos permite dizer que o indivíduo é transmissor da doença antes mesmo de saber que está doente. Como é o vírus Influenza.
















Como é o vírus influenza ?
O vírus Influenza é um vírus especulado cujo RNA possui uma grande capacidade de mutação. Suas espículas permitem que haja uma facilitação, quando da sua aderência na mucosa e membrana das células. Possui ainda uma capa protetora (Cápside), que protege o seu RNA nucleolar (material genético) quanto a agressões. Depois que o vírus penetra no interior de uma célula, o RNA viral se liga ao RNA do hospedeiro guiando a fabricação dos novos vírus infectantes.

Quais os principais sintomas?

Febre alta repentina (superior a 38º graus centígrados), acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Os pediatras explican que a influenza inicia-se nas crianças e bebês com a instalação abrupta de febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, dor de garganta, prostração, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantém-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.


Fonte: Várias reportagens da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado