Ao decidir seu futuro,
lembre-se de perguntar
a Deus que planos
Ele tem para sua vida.

Seja qual for sua vocação,
Ele precisa de você.


Não perca tempo,
mas também não se precipite!

Reze com perseverança;
Informe-se com disponibilidade;
Decida-se com generosidade.

Cristo é o Caminho, a Verdade, a Vida.


O Evangelho nos convida a refletir sobre um tema de muita importância para todos nós - é o tema referente à vocação dos apóstolos, lembrando que, do mesmo modo que os apóstolos, fomos, também nós, escolhidos por Cristo, com singular predileção, para sermos testemunhas da fé e mensageiros da salvação.

Cumpre ter sempre presente que ninguém elege a si mesmo para exercer a missão profética. É sempre Deus quem toma iniciativa. Assim nos mostra São Marcos:

"Deus chamou aqueles que Ele queria. Eles foram até Ele, e constituiu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar" (3,13).

A vocação cristã é um impulso forte no mais íntimo do nosso coração, que nos impele a buscar Cristo como alguém fundamental para plenificar nossa vida. É tê-lo como imprescindível para nós de uma maneira tal que se torna impossível viver sem Ele.

Dada a importância deste tema da vocação, todos os evangelistas fizeram referência a respeito dele. Foi, porém, São João quem mais enfatizou que nas primícias deste chamado todos nós estávamos incluídos, porque todos nós, em virtude de nossa condição batismal, somos discípulos de Jesus de Nazaré. Não podemos, pois, jamais perder de vista que Ele é nosso Mestre por excelência.

O primeiro encontro, aquele que marcou o início do Colégio Apostólico, se caracterizou pela simplicidade:

"Mestre, onde moras?"

Ele lhes respondeu:

"Vinde e vereis".

Eles foram, diz João evangelista, e passaram com Ele todo aquele dia. O conteúdo da conversa, que eles mantiveram com o Mestre, não foi revelado. O certo é o compromisso, que eles assumiram, de ficar para todo o tempo na companhia de Jesus. Não quiseram também ser os únicos a se beneficiarem das maravilhas deste encontro. Foram logo comunicar essa maravilha aos seus companheiros mais íntimos:

"Nós achamos o Messias",

disse a Pedro, seu irmão. Assim também os outros alardearam tão auspiciosa notícia. Filipe fala a Natanael e João corre para dizer a seu irmão Santiago. Foi esse zelo de discípulos, fazendo outros discípulos, que em pouco tempo formou o grupo daqueles que foram seguir Jesus com toda a disponibilidade...

O grande ensinamento, que temos nesta passagem do Evangelho, é que a vocação cristã exige experiência de um convívio com Cristo. Os vocacionados foram,

"viram onde Jesus mora e permaneceram com Ele".

Outro ensinamento é a dimensão apostólica da vocação assumida. Não ficaram contentes de apenas se beneficiarem do rico convívio com o Mestre. Este zelo apostólico caracterizou os primeiros cristãos. O ardor com que eles amavam a Cristo os impelia a fazer com que também outros O amassem. Tornou-se clássica nos primeiros séculos do cristianismo a frase.

"O cristão, que não é apóstolo, é apostata da fé".

A vocação cristã, pessoal e intransferível não pode deixar de ser também expansiva. São Pedro nos faz ver que

"ser cristão é dar vazão às nossas esperanças".

Mostrou-nos assim que ser cristão é comunicar Cristo, pois n'Ele está o centro de tudo o que esperamos.

"Se amamos a Cristo, dizia Santo Agostinho, não podemos ficar sossegados enquanto não fizermos com que também outros amem a Cristo".


PENSE BEM!
Se quisermos, pois, que nossa vida de cristãos seja autêntica, não podemos deixar de imprimir nela um ardoroso espírito apostólico, à semelhança do que fizeram os primeiros cristãos.

















Os sete dons do Espírito Santo nos são dados em graus variados, conforme o que Deus quer de cada um de nós, conforme nossa vocação.
Cada pessoa recebe de Deus uma missão particular na vida. Deus quer que façamos algo particularmente, enquadrando-nos no plano geral que Ele tem na História. A esse chamado especial de Deus damos o nome de vocação.
Propriamente se dá o nome de vocação ao chamado de Deus para alguém ser sacerdote, frade ou freira, isto é, para aqueles a quem Deus chama para uma vida mais dedicada a Deus.
Só em sentido analógico, menor, chamamos de vocação ao chamado à uma vida comum, porque ao que é comum não se dá nome particular. Assim , só analogicamente se diz que alguém tem vocação para o casamento, porque isso é normal e o comum.
Para saber se alguém tem vocação religiosa, deve-se rezar pedindo a Deus que deixe claro o que Ele quer de nós. Depois é aconselhável consultar um sacerdote experiente e sábio para que ele dê uma segura orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado