.........................................................................................



Mês Vocacional
Estamos iniciando o mês de Agosto.
Você já deve ter ouvido alguém dizer: “Agosto é o mês do desgosto.” Mas para nós cristãos não é não! Em Agosto comemoramos o dia dos pais e também é o mês dedicado às vocações. Durante todo este mês vamos conhecer um pouco mais sobre o que é vocação e principalmente rezar para que Deus, nosso querido Papai do Céu envie cada vez mais pessoas para o trabalho em nossa amada Igreja.


1º Domingo – Vocação para o Ministério Ordenado – Dia do Padre


O que é vocação?

Você sabe qual é a nossa primeira vocação? É a santidade.
Deus chama a cada um de nós a sermos santos, e isto não é impossível porque temos o exemplo de vários santos de nossa Igreja e muitas deles eram crianças como você.
A vocação é o chamado que Deus faz para todas as pessoas, seja em particular ou em grupo, mas sempre em favor da comunidade. A cada domingo deste mês vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das vocações. O chamado de Deus nos deixa a liberdade de escolha, de responder sim ou não ao caminho indicado por Ele com total doação, disponibilidade e entrega. Como é bonito saber que Deus quer precisar da gente para que seu Reino aconteça no mundo.








A vocação sacerdotal: são todos os bispos, padres e diáconos. São pessoas escolhidas do meio do povo, para servir ao próprio povo. A vocação sacerdotal é um chamado ao pastoreio, para conhecer, guardar, defender, orientar, santificar, ensinar, acolher e amar profundamente o seu rebanho.
Vamos aproveita e rezar juntos por todos os bispos, padres e diáconos, peça em especial pelo bispo de sua diocese, os padres e diáconos de sua paróquia.









“Querido Papai do Céu, recebe em tuas mãos todos os bispos, padre e diáconos do mundo inteiro. Sabemos que eles não tem um trabalho fácil, mas disseram o SIM quando o Senhor os chamou. Abençoe a cada um deles dando-lhes força, esperança, fé e perseverança nesta maravilhosa vocação a que cada um foi chamado. Amém”
A seguir está uma atividade para você imprimir e fazer em casa. Capriche!!















Ser Padre é...

Atingir a alegria da vida religiosa
Viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo.
Propagar o amor fraterno.
Promover a partilha na comunidade.
Ser mensageiro da Boa Nova.
Fazer opção pelos mais desfavorecidos.
Alimentar a fé na presença viva de Jesus na Eucaristia.
Como Moisés, abrir caminhos de esperança.
Dar glória a Deus, nosso criador.
Buscar a santificação segundo o exemplo de Cristo.
Agir contando com a força do Espírito Santo.
Carregar com amor a Cruz de cada dia.
Sofrer pela salvação da humanidade.
Ser padre é... como diz a canção:
Amar como Jesus amou,
Viver como Jesus viveu,
Sentir o que Jesus sentia.



O padre não é um outro Cristo, mas o sinal do Cristo presente.
Embora seja constituído por Deus, o sacerdote não deixa de ser “pessoa”, com limites, dificuldades e aspirações.

O importante é ver que Deus o escolheu assim mesmo.
Você é sacerdote para sempre... (Hb 5,6)

Fonte :Francisco Alexandre Vieira
Hortolândia – SP


PARABÉNS AO NOSSO PADRE MONSENHOR GERMINO PAGNO (PÁROCO DA CATEDRAL NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA)














Queres ser Padre?





Ser padre não é ter profissão, mas é ter vocação.

A vocação é um dom especial de Deus. Ninguém se arroga a esta honra senão quem é chamado por Deus, como Aarão.

O apóstolo Pedro, falando a respeito da Igreja de Jesus, disse: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (IPe.2:9). Deus levantou uma Igreja sacerdotal, intercessora, que ora em favor do mundo. O Papa Pio XII asseverou que o grande Dom de Deus foi o sacerdócio, porque por ele perenizou a obra da redenção do gênero humano. O sacerdote representa Cristo, o qual disse: "Como o Pai me enviou, assim também envio a vós" (Jo 20, 21).

Num programa da TV Canção Nova, em certa data, disse um pároco: “O padre é aquele que tem a incumbência de puxar as pessoas para Deus, é como as ovelhas que esperam o pastor ir na frente para segui-lo”. Segundo ele, é importante ter sensibilidade para ouvir o que Deus nos fala, porque a obra de Deus acontece em qualquer lugar. Disse também que toda tentação superada oferece um crescimento espiritual, nos leva mais rápido para Deus.

Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.

O padre precisa de seus fiéis tanto quanto os fiéis precisam dele. Precisa do apoio, da colaboração da compreensão, do amor, da amizade e de orações. Precisa que os fiéis orem pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.

O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto, em homenagem a São João Maria Vianney, considerado, pelos católicos, o padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars. No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia.

Mesmo com a desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal. Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis. No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos.

Todo o respeito é devido a quem se dedica ao ensino da Palavra de Deus, pura e verdadeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado