FESTA JUNINA NA CATEQUESE - O VERDADEIRO SENTIDO.


História da Festa Junina e tradições.



Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro e São Paulo.
Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho.Onde o povo do nordeste por ocsião de ser o mês das chuvas agradecia pela mesma. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João.


O PRIMEIRO DOS SANTOS homenageado neste mês de Junho.(Homens que um dia foram assim como nossos pais, filhos ou irmãos, mas talvez com uma diferença, souberam fazer a vontade de Deus Pai.)



Devoções a Santo Antonio

É invocado como intercessor das coisas perdidas, porque em Montpellier, na França, onde lecionava e pregava, um noviço franciscano saiu do convento e roubou seus comentários escritos sobre os salmos. Ele rezou para que o ladrão lhe devolvesse a preciosa obra. Arrependido, o ladrão voltou e lhe devolveu o livro manuscrito. Daí o fato de se pedir sua intercessão para encontrar coisas perdidas.
A tradição de se abençoar os pães de Santo Antônio, no dia 13 de junho, para se crescer no amor para com os pobres e para se buscar a restituição da saúde a muitos de nossos doentes. Vem da França, uma senhora de Toulouse, por ter alcançado uma grande graça, por intercessão de Santo Antônio, resolveu levar pães à igreja, para que fossem abençoados e distribuídos aos pobres.
Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido. Segundo Haas, a fama ganhou popularidade porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.



Não esqueçam, Nosso Maior intercessor, junto a Deus Pai é Jesus, se não somos obediente aos seus ensinamentos, isto é se não vivermos segundo o Evangelho, e participarmos TODOS os domingos da Santa Missa e vivermos verdadeiramente como irmão fora dela também de nada adiatará, fazermos novenas, trezenas ou dizermos que somos cristão. Isto não nos levara um dia para junto Dele.


Evangelho segundo São Mateus 7,21-27 «Nem todo o que me diz: 'Senhor, Senhor’ entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu.

E gente nada de simpatia pra Santo Antonio, tá!


Mas, o que é simpatia?


O Dicionário Aurélio a define como:
“Ritual posto em prática, ou objeto supersticiosamente usado, para prevenir ou curar uma enfermidade ou mal-estar”.
A definição que encontramos no dicionário é muito clara, não nos deixa dúvida quanto sua origem. É um “ritual” (rito: Regras e cerimônias que se devem observar na prática de uma religião; Qualquer cerimônia de caráter sacro ou simbólico que segue preceitos estabelecidos.) Como o Senhor Deus não é o centro deste ritual, por conseqüência o diabo o é! Não há meio termo; ou faz-se para Deus ou para o diabo!
Paulo, alerta: “Abstende-vos de toda forma de mal.” (1Ts 5.22)
A pratica da simpatia é reprovada em diversos textos, na realidade são condenadas todas as práticas que envolvem o mundo espiritual das trevas. Infelizmente, muitos servos são dados à prática da simpatia por desconhecerem sua origem, mas, bom é aceitarmos a palavra sem questionamentos e tais costumes devem ser abolidos do meio da família cristã.
A simpatia é uma prática comum entre aqueles que não são tementes a Deus. E funciona! Eu mesmo conheço alguns casos nos quais recorreram a esta prática e obtiveram resultados positivos. Estes casos, são como atestado de qualidade para muitos; a idéia pregada: “o diabo não faz o bem”, é invocada. A Bíblia em diversos textos nos afirma que o inimigo tem grande poder, o suficiente para operar sinais e maravilhas diante dos homens. Portanto, ele cura a saúde de alguns, o preço? O valor da alma!
O Senhor Deus realmente é o autor de todo o bem e realiza curas, milagres e sinais, mas, a forma de alcançá-los é totalmente diferente e depende de uma vida de comunhão e santidade. O Senhor já nos alerta em Sua palavra que o diabo faria grandes feitos. (Ap 13.13, 16.14; Mt 4.1-11, 2Ts 2.9).
Superstições, curandeirismo, bruxaria, agouros, e demais práticas são condenadas, veja o texto:
Não se achará entre ti... adivinhador (Conhecer ou descobrir, por meios sobrenaturais ou artifícios hábeis, o que está oculto em -o passado, presente ou futuro-. Descobrir por interpretação, indução, conjetura, intuição, etc.), nem prognosticador (Fazer o prognóstico; predizer, pressagiar, profetizar, conjeturar), nem agoureiro (Que agoura; agourento. Que vaticina ou anuncia, ou se crê vaticinar ou anunciar desgraças, infortúnios. Crente em agouros; supersticioso, crendeiro, agourento.), nem feiticeiro (Que faz feitiços. encantador, sedutor.), nem encantador (Ato ou efeito de encantar, Feitiçaria, magia.), nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois... é abominação ao Senhor. (Dt 18.10-12).



Amados, é tempo de sermos espirituais, homens e mulheres cheios do Espírito Santo, sensíveis à Sua voz e ao Seu soprar; limpos de toda sorte de mal, purificados; atentos às muitas armadilhas jogadas nas veredas, algumas sutis, quase imperceptíveis; porém, com poder suficiente para destruir a comunhão com o Pai.



“Vigiai e Orai!” Assim seja a nossa vida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, dúvida ou assunto para postarmos aqui no blog.
Obrigado