Neste último dia 05 algumas catequistas estiveram reunidas na casa da nossa querida coordenadora a Nica, para começarmos a preparar o cronograma do próximo ano bem como a missa deste mês onde acontece o encerramento do primeiro semestre da catequese, dando início as férias de Julho, que acontece neste domingo dia 12,foi bem proveitosa a reunião, que pena que as outras catequistas não puderam estar conosco, pois foi muito bom mesmo..












E depois teve aquele cafézinho com leite quentinho acompanhado de uns (grostolis),ou cueca virada, como dizem aqui os gaúchos .Estava tudo muito bom parabéns Nica.Já estamos esperando pela próxima reunião, onde contamos com um número maior de catequistas

Férias

IR DE FERIAS COM JESUS
Chegaram as férias da catequese!

E não se esqueçam, meninos e meninas, férias apenas da catequese. Não façam como muitos, que vão de férias e deixam Jesus ficar em casa ou na Igreja, junto com tantas outras coisas que não cabem no carro, neste período de descanso. Curiosamente, as férias são um tempo propício para poder crescer na amizade com Deus.
Visite o Sacrário sempre que puder.
Desta forma, espero que ninguém desanime e que voltemos todos com mais vontade ainda, ou pelo menos, com a mesma deste periodo passado.
Desejo a todos boa férias.


Nas férias, eu vou participar da Santa Missa porque amo Jesus!

As crianças estão gostando e sabem da responsabilidade e compromisso que temos com Jesus. Neste domingo teremos a Missa de encerramento do primeiro semestre da Catequese e será entregue aos catequizandos o Escapulário, tema da última catequese.

Mais do que o padre ou a catequista, é Jesus que quer te ver na Missa.


E você?
Também vai participar da Santa Missa
nas férias?





Escapulário é um sacramental ou seja, uma realidade visível, que nos conduz à Deus, com sua graça redentora, seu perdão, e promessas.

Neste sentido, o escapulário do Carmo é um "sinal". E como tal desperta-nos para infinita bondade de Deus, na figura de Maria Santíssima. Ele mostra fé, confiança filial e dedicação à Deus.

Santa Tereza (reformadora da Ordem de freiras carmelitas) dizia que portar o escapulário era estar revestido com o hábito de Nossa Senhora.

A tradição carmelita afirma que a Ordem do Carmo, mesmo após a bula de Honório III em 30/01/1226, aprovando a regra (de São Brocardo) e dando-a total apoio, continuou a enfrentar obstáculos, vindo dos próprios cristãos ocidentais. Nesta situação aflitiva, São Simão Stock, estando no convento carmelita de Cambridge, implorou à Virgem do Carmo sua especial proteção.

Em 16 de julho de 1251 apareceu-lhe a Virgem do Carmo e entregou-lhe o Escapulário da sua Ordem, sinal exterior do seu amor e proteção, prometendo que os que morressem com o Escapulário não pereceriam eternamente. O Escapulário do Carmo tornou-se assim, um sinal de consagração à Maria.

O privilégio Sabatino segundo a tradição refere-se à uma visão que o Papa João XXII teria tido da Virgem do Carmo. O Papa João XXII por intermédio de uma bula de 03/03/1322, concedia então, libertação do purgatório no primeiro sábado (isto é, o mais rápido possível) após a morte, à aqueles que morressem com o Escapulário do Carmo. Os privilégios que acompanham o Escapulário do Carmo são:

1- Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;
2- A Virgem do Carmo livrará o quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;
3- O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo;
4- Cada vez que se beija o Escapulário, ganham - se 500 dias de indulgência;
5- O Escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria;
6- O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;
7- O Escapulário é sinal de salvação, pela Virgem Maria;
8- O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;
9- O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;
10- O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação.

As condições para lucrar estes privilégios são:

Trazer sempre o pequeno Escapulário, guardar castidade, conforme o seu estado (casado, solteiro ou viúvo) e cumprir as penitências e orações prescritas pelo padre que fará a imposição do Escapulário; ele deverá ter uma autorização especial da Ordem para fazer a imposição que seria a benção da pessoa com o primeiro Escapulário o qual pode ser adquirido na Igreja ligada à ordem carmelita ou na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: www.montfort.org.br



Este video é para você Juliana, minha catequizanda querida, nós duas juntas estamos aprendendo , sobre o amor de Deus e eu sobre libras..XD
Beijão você é mesmo especial.


PARABÉNS PARA VOCÊ NESTA DATA QUERIDA ,
MUITAS FELICIDADES MUITOS ANOS DE VIDA.

V I V A A J U L I A N A!!!!!


MÊS DE JULHO



Queridas amigas catequistas

a paz de Jesus esteja com vocês.
Fico feliz em poder escrever a vocês, pois é muito gratificante estreitar nosso relacionamento.
Chegamos ao mês de julho, é o mês de férias em que muitos usam seu tempo de folga para aproveitar tudo aquilo que Deus criou para todos: a natureza, as árvores, os pássaros, o mar, a praia.

Descansar sem preocupar com o relógio, com os encontros.


Entraremos em férias dos encontros com as crianças e adolescentes, mas estes momentos destinados as férias são verdadeiras oportunidades de louvar e agradecer a Deus, que eternamente acompanha a cada um em particular e a todos na construção da história humana.
Não é só de férias que vivemos o mês de julho.




Festejamos no dia 16 de Julho o dia de Nossa Senhora do Carmo

(Nossa Senhora do Escapulário).



Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.
Sua principal característica é carregar consigo o
escapulário, que representa e traz proteção.O escapulário do Carmo é definido como sendo uma "tira de pano que os frades e freiras de certas ordens trazem sobre o peito" (Dicionário Aurélio). Normalmente, quando se fala de um escapulário costuma referir-se o escapulário da Ordem do Carmo, que é reconhecido pela Igreja Católica e que todos os Papas do século XX usaram.
O Escapulário do Carmo está ligado a uma venerável tradição
carmelita, a saber, à "visão" de São Simão Stock. Segundo esta tradição, Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock, trazendo o escapulário na mão e dizendo: «Hoc tibi et tuis privilegium: in hoc moriens salvabitur». Por outras palavras: «aquele que fizesse parte da Ordem (recebesse e usasse o escapulário como sinal dessa pertença) seria salvo definitivamente».



Vastíssima foi a difusão da devoção do Escapulário do Carmo entre os fiéis a partir do século XV. Deste modo, o escapulário tem servido de instrumento para estender a família Carmelita para além do círculo dos frades e freiras, com a ampla agregação de leigos devotos do Escapulário.
Além de sinal de agregação à
Ordem do Carmo, o escapulário é também sinal de pertença a Maria; é símbolo próprio para exprimir devoção à Mãe de Jesus, bem como a filiação dos fiéis à família Carmelita.

Para os leigos carmelitas, hoje em dia, o escapulário é uma pequena tira de pano ou mesmo medalha metálica que estes usam após uma singular cerimónia de imposição.
Sinal externo, exprime a convicção do afiliado a viver consagrado à
Virgem Maria e sob a sua protecção.

Recorda àquele que o usa, o compromisso da Ordem e o seu jeito de vida, a dimensão mariana do carisma carmelita (que se caracteriza por uma vida de familiaridade com Maria, impregnada de oração, imitação e presença).



Concretamente, como meio de consagração, o escapulário fala - como dizia o

Papa Pio XII - de humildade, de castidade, de oração contínua e de todas as virtudes da Mãe, das quais o devoto se deve revestir e é convidado a uma íntima união com Deus e ao serviço humilde do próximo na Igreja.
A devoção dos católicos afirma que, com seu materno amor, Maria cuida dos irmãos de Seu Filho que ainda peregrinam, vivendo no meio de perigos e dificuldades, até que cheguem à Pátria Celeste.

A doutrina mariana afirma: «um verdadeiro devoto de Maria salva-se». O Escapulário do Carmo, assim entendido, concretiza a maternidade espiritual de Maria que protege na vida, salva na morte e intercede depois a morte.>>


No dia 20 de julho comemoramos o dia internacional da amizade.
Dia do amigo.


Amigo é aquele que te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.
Por isso minhas queridas amigas catequistas, desejo que vocês tenha um mês abençoado, se preparando para comemorar o dia do catequista em , em 23 de agosto, com muita alegria e entusiasmo.











E Dia 26 de Julho o dia dos avós.

Os Padroeiros dos Avós


Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.


Com carinho catequista Miriam.