Dia do PAPA

Quem foi o primeiro Papa da Igreja Católica?
São Pedro
O primeiro Papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67.Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.Foi considerado o primeiro bispo de Roma, apesar de não existir consenso histórico sobre sua ida à capital do Império Romano.O cargo de primeiro Papa lhe foi dado anos depois, pois tal título começou a ser usado cerca de dois séculos mais tarde.Sucessão

Perseguido pelos romanos, que na época adoravam não um só deus, mas vários, Pedro foi crucificado e enterrado em uma região nos arredores de Roma conhecida como Vaticanus.Mas antes de morrer, escolheu seu sucessor, Lino, o segundo Papa da Igreja Católica. A sua autoridade foi transmitida até chegar a Bento XVI, o 265º herdeiro do principal cargo da Igreja Católica.


O Papa Bento XVI veio ao Brasil pela primeira vez na quarta-feira, dia 9 de maio e ficou por aqui até o domingo, dia 13.Você, conhece algo sobre ele?Saiba algumas curiosidades sobre o nosso Santo Padre:
— Ele nasceu no dia 16 de abril de 1927, um sábado de aleluia.— Joseph Ratzinger é seu nome de batismo.— O seu pai era comissário da polícia e sua mãe era filha de artesãos, e antes de casar, ela trabalhou como cozinheira em vários hotéis.— Joseph Ratzinger gosta muito de tocar piano.— O nosso Papa gosta também de gatos.— Ratzinger é o 1º Papa alemão desde a Idade Média.

Domingo 28/06/2009

Domingo - 28/06/2009

SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLO E MISSIONÁRIOS(vermelho, glória, creio, prefácio próprio - ofício da solenidade)

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 12, 1-11

Leitura dos atos dos Apóstolos -1Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. 2Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João. 3Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento. 4Mandou prendê-lo e lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro grupos, de quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus. 6Ora, quando Herodes estava para o apresentar, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere. 7De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos. 8O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me. 9Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando. 10Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu. 11Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(33)
REFRÃO: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem. - R.
2. Glorificai comigo ao Senhor, juntos exaltemos o seu nome. Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores. - R.
3. Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto. Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou. - R.
4. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. - R.

Segunda Leitura: 2º Timóteo 4, 6-8.17-18
Leitura da segunda carta de São Paulo a Timóteo
- Carríssimo, 6Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. 7Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. 8Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição. 17Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão. 18O Senhor me salvará de todo mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. - Palavra do Senhor.

Evangelho: Mateus 16, 13-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
- Naquele tempo, 13Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. - Palavra da salvação.
FOTOS DA MISSA E PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI





































"O milagre eucarístico de Lanciano segundo o cientista que comprovou sua autenticidade" MONTFORT Associação Cultural

























Estas são algumas das fotos da Procissão de Corpus Christi

As palavras Corpus Christi estão em latim. e significam o Corpo de Cristo.

Elas designam uma festa, celebrando a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, na hóstia consagrada, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.Essa festa de Corpus Christi foi instituída, na idade Média, no século XIII, quando se deu o chamado As palavras Corpus Christi estão em latim. e significam o Corpo de Cristo. Elas designam uma festa, celebrando a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, na hóstia consagrada, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.Essa festa de Corpus Christi foi instituída, na idade Média, no século XIII, quando se deu o chamado milagre de Bolsena.Um sacerdote católico tinha muitas tentações sobre a presença de Cristo na sagrada hóstia e no sagrado cálice. Para vencer essa tentação, ele fez muitas penitências, e até foi em peregrinação, a pé, até Roma. De nada lhe adiantou.Um dia, quando rezava Missa, ao consagrar o vinho no cálice, durante a sua Missa, ele viu o Sangue de Cristo borbulhar no cálice, e extravasar e molhar a toalha do altar. A toalha ficou com a marca do sangue de Cristo até hoje. Ela está na Catedral de Orvieto, na Itália.O papa de então quis ver a toalha ensangüentada, e quando se certificou do milagre, ordenou a festa de Corpus Christi. Ele mandou também que o próprio São Tomás de Aquino, que estava, então, naquele local -- Orvieto, na Itália -- que fizesse as orações e hinos comemorativos dessa festa. Foi então que São Tomás compôs os hinos Adoro Te devote e o Pange Lingua, que são os hinos mais belos jamais compostos em homenagem à Eucaristia e à presença real de Cristo na hóstia e no cálice consagrados..Um sacerdote católico tinha muitas tentações sobre a presença de Cristo na sagrada hóstia e no sagrado cálice. Para vencer essa tentação, ele fez muitas penitências, e até foi em peregrinação, a pé, até Roma. De nada lhe adiantou.Um dia, quando rezava Missa, ao consagrar o vinho no cálice, durante a sua Missa, ele viu o Sangue de Cristo borbulhar no cálice, e extravasar e molhar a toalha do altar. A toalha ficou com a marca do sangue de Cristo até hoje. Ela está na Catedral de Orvieto, na Itália.O papa de então quis ver a toalha ensangüentada, e quando se certificou do milagre, ordenou a festa de Corpus Christi. Ele mandou também que o próprio São Tomás de Aquino, que estava, então, naquele local -- Orvieto, na Itália -- que fizesse as orações e hinos comemorativos dessa festa. Foi então que São Tomás compôs os hinos Adoro Te devote e o Pange Lingua, que são os hinos mais belos jamais compostos em homenagem à Eucaristia e à presença real de Cristo na hóstia e no cálice consagrados.


































































A Eucaristia A santa Missa

Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, convertendo pão e vinho em seu próprio corpo vivo, e o deu de comer, fez partícipes de seu sacerdócio aos apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória.Assim a Santa Missa é a renovação do sacrifício reconciliador do Senhor Jesus.

Além de ser uma obrigação grave assistir à Santa Missa aos domingos e feriados religiosos de preceito -a menos que esteja impedido por uma causa grave-, é também um ato de amor que deve brotar naturalmente de cada cristão, como resposta agradecida frente ao imenso dom que significa que Deus se faça presente na Eucaristia.


O que é a Eucaristia?

É o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho. Por meio da consagração, o sacerdote converte realmente no corpo e sangue de Cristo o pão e vinho oferecido no altar.


O que é a Santa Missa?

É a renovação sacramental do sacrifício da cruz.


A Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz?

Sim, a Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, mas sem derramamento de sangue, pois agora Jesus Cristo encontra-se em estado glorioso.


Quem pode celebrar a Santa Missa?

Somente os sacerdotes podem celebrar a Santa Missa, pois somente eles podem atuar personificando a Cristo, cabeça da Igreja.


Quais são os fins pelos quais se oferece a Santa Missa?

Os fins pelos quais se oferece a Santa Missa são quatro: adorar a Deus, agradecer por seu benefícios, pedir-lhe dons e graças, e para a satisfação por nossos pecados.


A Santa ComunhãoA Eucaristia é também banquete sagrado, no qual recebemos a Jesus Cristo como alimento de nossas almas.A Comunhão é receber a Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia; de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem,com seu corpo, sangue, alma e divindade.A Eucaristia é a fonte e cume da vida a Igreja, e também de nossa vida em Deus. A Igreja manda comunga pelo menos uma vez ao ano, em estado de graça; recomenda vivamente a comunhão freqüente e, se possível, sempre que se assista a Santa Missa, para que a participação do sacrifício de Jesus seja completa.É muito importante receber a Primeira Comunhão quando se chega ao uso da razão, com a devida preparação.


O que é a Santa Comunhão?

A Sagrada Comunhão é receber Jesus Cristo presente na Eucaristia.


De que modo Jesus Cristo está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está na Eucaristia verdadeira, real e substancialmente presente, inteiro, vivo e glorioso, com seu corpo, sangue, alma e divindade, em cada uma das espécies e em qualquer parte delas.


A Hóstia consagrada é uma "coisa"?

Não, a Hóstia consagrada não é uma "coisa", embora o pareça; é uma Pessoa Divina, é Jesus vivo e verdadeiro.


Quem pode comungar?

Pode comungar quem estiver em graça de Deus, guardar o jejum eucarístico e saber quem vai receber.


Em que consiste o jejum eucarístico?

Consiste em abster-se de tomar qualquer alimento ou bebida, pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doentes e seus assistentes podem comungar mesmo que tenham tomado algo na hora imediatamente anterior.


Quando se recebe a primeira comunhão?

A primeira comunhão pode ser recebida quando se começa a ter uso da razão, o que se supõe a partir dos sete anos; tendo recebido previamente a preparação oportuna e o sacramento da penitência.


Que pecado comete quem comunga em pecado mortal?

Quem comunga em pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio.


O que deve fazer quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal?

Quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal não pode receber a Comunhão sem recorrer antes ao sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato de contrição.

Fonte: Catecismo

Painéis

Estas são algumas idéias simples que você pode melhorar, ou adapta-la para outras ocasiões.

Este painél fiz na recepção de nossa catequese, para que todos nós lembramos sempre que a alegria das festas juninas, só podem ser realmente completa quando entendermos que elas são para aquecer nossa fé, ao olharmos para estes "homens", que um dia passaram por esta terra e souberam fazer a vontade de Deus , até as últimas conseguências.Viva Santo Antonio, São João e São Pedro e São Paulo.













Este foi no mês de Maio
Homenagem a Nossa Senhora
Fiz uma lista dos "títulos" de Nossa Senhora.

















Este eu havia colado corações de EVA, com o nome de cada catequizando e colei um bombom, ficou bem legal a parede cheinha de corações, porque a turma esta grande este ano.Graças a Deus.



ANo Paulino



O objetivo do “ Ano Paulino”.

É que ao escutá-lo aprendamos com ele, como o nosso mestre, «a fé e a verdade», nas quais são introduzidas as razões da unidade entre os discípulos de Cristo.











VIDA DE SÃO PAULO


Paulo nasceu entre o ano 5 e 10 da era cristã, em Tarso, capital da Cilícia, na Ásia Menor, cidade aberta às influências culturais e às trocas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente à tribo de Benjamim, que observava rigorosamente a religião dos seus pais, sem recusar os contactos com a vida e a cultura do Império Romano.
Os pais deram-lhe o nome de Saul (nome do primeiro rei dos judeus) e o apelido Paulo. O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde, a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano, Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus.
Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco e a lei de Moisés. A partir do ano 25 d.C. vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, mestre de grande prestígio, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral.
Aprende a falar e a escrever aramaico, hebraico, grego e latim. Pode falar publicamente em grego ao tribuno romano, em hebraico à multidão em Jerusalém (Act 21,37.40) e catequizar hebreus, gregos e romanos.
Paulo é chamado “o Apóstolo” por ter sido o maior anunciador do cristianismo depois de Cristo. Entre as grandes figuras do cristianismo nascente, a seguir a Cristo, Paulo é de facto a personalidade mais importante que conhecemos. É uma das pessoas mais interessantes e modernas de toda a literatura grega, e a sua Carta aos Coríntios é das obras mais significativas da humanidade.
Escreveu 13 cartas às igrejas por ele fundadas: cartas grandes: duas aos tessalonicenses; duas aos coríntios; aos gálatas; aos romanos. Da prisão: aos filipenses; bilhete a Filémon; aos colossenses; aos efésios. Pastorais: duas a Timóteo e uma a Tito.
Quando estava preso em Cesareia, Pau-lo apela para César e o governador Festo envia-o para Roma, aonde chegou na Primavera do ano 61. Viveu dois anos em Roma em prisão domiciliária. Sofreu o martírio no ano 67, no final do reinado de Nero, na Via Ostiense, a 5 quilómetros dos muros de Roma.


A CONVERSÃO
Ainda adolescente, sem idade para poder apedrejar, assistiu ao martírio do diácono Estêvão, o primeiro mártir da Igreja. (Act 8,1).
Paulo, hebreu convicto, perseguia os cristãos porque os considerava como hereges, como uma seita contrária à verdadeira fé, que ameaçava a autoridade religiosa do judaísmo.
No ano 35, quando Saulo tinha cerca de 30 anos, na sua luta contra os cristãos chefia um grupo que vai galopando para Damasco, com autorização dos sumos sacerdotes, para eliminar um grupo de cristãos e levar os seus chefes algemados para Jerusalém.
Paulo diz que no caminho, já próximo de Damasco, se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu e lhe apareceu Cristo Ressuscitado, que lhe disse: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» Saulo perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus a quem tu persegues. Agora levanta-te, entra na cidade e e aí te dirão o que deves fazer» (Act 9,1-7). Perseguindo os membros da Igreja, Paulo estava a perseguir Cristo que é a sua Cabeça.
Após o diálogo com Cristo Ressuscitado, Paulo, de perseguidor dos cristãos torna-se um homem novo, o mais ardente missionário do Evangelho, que irá dedicar o resto da sua vida a Cristo, numa contínua identificação com Ele ao ponto de poder dizer: «Para mim viver é Cristo» (Fl 1-21); «Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim.» (Gl 2,20)
Desde aquele momento começa para Paulo uma nova etapa da vida, uma grande aventura que o levará por montes, desertos, mares, aldeias e cidades do Mediterrâneo Oriental, e que terminará em Roma com o martírio.



CHAMADO POR DEUS
Ananias, sacerdote hebreu-cristão, faz a iniciação cristã de Paulo e administra-lhe o Baptismo (Act 9,18). Jesus, falando de Paulo, disse a Ananias: «Esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu Nome aos pagãos, os reis e ao povo de Israel. Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu Nome.» (Act 9,15-17)
Paulo, sempre atento à voz de Deus, é conquistado por Cristo. Reconhece que está no caminho errado e decide pronta e corajosamente mudar de rumo.
Depois de catequizado por Ananias, Paulo fez algumas tentativas missionárias entre os judeus que viviam em Damasco, mas passado pouco tempo teve de fugir e retirar-se durante algum tempo para o deserto da Arábia, situado entre o rio Jordão e o Eufrates. Paulo terá dedicado este tempo à sua formação, a interpretar em sentido cristão a leitura rabínica da Bíblia e as tradições religiosas de Israel.
Depois encontramo-lo novamente em Damasco «durante muitos dias» (Act 9,23) a pregar aos hebreus; mas as hostilidades, que vão aumentando contra ele, obrigam-no a fugir de noite, às escondidas.
Paulo decide então ir a Jerusalém para se encontrar com Pedro (Gl 1,19) e segundo esta mesma carta este primeiro tempo de actividade cristã de Paulo durará 3 anos, ou seja, até ao ano 38 d. C.
Em Jerusalém, não obstante a amizade de Pedro e de Barnabé, Paulo sofre a contínua hostilidade dos hebreus gregos e é aconselhado a regressar a Tarso, sua cidade natal (Act 9,29s; Gl 1,21). Uma apari- ção de Jesus no Templo de Jerusalém fez-lhe compreender claramente, naqueles dias, que deveria ser o Apóstolo das gentes. (cf. Act 22,17s)
No Concílio de Jerusalém recebe a missão de anunciar Jesus Cristo ao mundo pagão, a todos os povos (cf. Gl 2,7-9). É a esta missão que ele vai dedicar toda a sua vida, animado por um apaixonado amor a Cristo. Vai anunciar o Evangelho nas grandes cidades do Mediterrâneo, e fundar Igrejas, comunidades de homens e mulheres, livres ou escravos, judeus, gregos ou gentios que crêem em Cristo, que O amam e observam os seus mandamentos. A sua missão não é fácil. O seu passado de perseguidor da Igreja não lhe permite eliminar todas as suspeitas sobre a sua sinceridade e idoneidade. A sua vontade de procurar sempre o essencial da fé, choca com aqueles que querem misturar todas as religiões e criar novas exigências da Lei.
Perseguido pelos seus antigos colegas, tem de fugir para o deserto da Arábia para se encontrar com Deus e amadurecer a sua vocação.



O PENTATEUCO - LEI DE DEUS

Para todo o israelita e para Paulo, a Lei era Luz, sabedoria, justificação e salvação, o seu orgulho e sustentáculo. Para Paulo a Lei foi apenas um mestre que formava e educava com os seus preceitos. Inicialmente esculpida por Moisés em pedras, era exterior ao homem, que depois a interiorizava através do estudo e observância rigorosa.
Na Nova Aliança estabelecida por Cristo, com a sua morte e ressurreição, é o próprio Deus que infunde uma «lei nova» no coração do homem, dando-lhe o seu Espírito. (Jr 31-33; Ez 36,26)
A Lei Nova, que substitui a Lei Antiga, é um dom de Deus que o homem deve acolher através da fé. É a acção de Deus no homem que O acolhe e a Ele se abre.

A SALVAÇÃO VEM DE DEUS

Anuncia Jesus Cristo, partindo de Abraão, e mostra os desígnios de Deus através de Moisés e dos Profetas. Parte da contemplação das maravilhas do cosmo para chegar a Deus, seu princípio e inteligência ordenadora.
Paulo afirma que a salvação não é conquistada pelo esforço e empenho do homem, mas é dom gratuito de Deus. O Espírito de Deus e de Cristo é que se apodera do homem e se torna o seu guia interior e inspirador, no caminho indicado por Jesus. No concílio dos Apóstolos, em Jerusalém, reconhece-se que a salvação só vem de Jesus e do seu Espírito, e que não é necessário impor aos convertidos do paganismo a circuncisão e a observância de outras práticas hebraicas da lei de Moisés. (Gl 2,7-9)
Para Paulo a salvação vem de Deus, através de Jesus Cristo, e não através da lei de Moisés.

JESUS CRISTO PARA PAULO

Para Paulo Jesus Cristo veio ocupar o lugar que o Pentateuco (Lei) ocupava na sua mente e coração dos judeus. A Lei Nova substitui a Lei Antiga.
Jesus é para ele o fim da Lei, é a Nova Aliança, a nova criação, é o único mediador da justificação e salvação do homem.
Em 2Cor 5,18-19, Paulo escreve: «Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação.»
Em Rm 1,4 Paulo afirma: «A promessa a Abraão concretizou-se em Cristo, consti-tuído Filho de Deus com o poder do Espírito de santificação, através da ressurreição dos mortos». Jesus Cristo é a sua vida, a sua esperança, o seu apoio, o seu modelo de vida, o seu Senhor e meta. (cf. Gl 2, 19-20)
Jesus Cristo é o seu ponto de referência; é com Ele que relaciona todo o seu ser.
Tudo sacrificou por Cristo. Para ele o viver é imitar Cristo, cristificar-se, anunciá-l’O e servi-l’O. Em Ef 1,10 Paulo escreve: «Deus estabeleceu reunir todas as coisas em Cristo, uni-las a Ele como Cabeça da qual recebem orientação e força».
Jesus Cristo aparece como a razão profunda da história e do futuro do homem: «Cristo, a glória esperada, está em vós.» (Cl 1,27)
Jesus Cristo é o fundamento em que se apoia, é o sangue que o faz viver, o modelo que ele procura imitar, é a meta que procura alcançar.
Jesus faz nascer nele o ser novo, a «nova criatura» e o «homem interior». (2Cor 4,16)

O CENTRO DE PREGAÇÃO DE PAULO

Jesus Cristo estava sempre diante dos seus olhos e no seu coração. Aplica a Jesus Cristo tudo o que São João, no início do seu Evangelho, aplica ao Logos. Transfere para Cristo todas as qualificações fundamentais do Pentateuco. Assim, para Paulo, Jesus Cristo é vida, luz, sabedoria, salvação, norma de vida, água viva, fonte de graça e de justificação, Criador do Universo, Filho de Deus, que encarnou por obra do Espírito Santo.
Passou a ter com Cristo a relação que tinha com o Pentateuco.
O credo de Paulo é estar com Cristo, viver com Cristo, entrar em comunhão com Cristo, participar no mistério da sua morte e ressurreição, receber o Espírito Santo, conformar-se a Jesus (cristificar-se), unir-se a Jesus e seguir os seus passos até ao ponto de dar a vida, crer na sua Ressurreição.
Nas suas cartas, Paulo afirma que Jesus Cristo está vivo e reconcilia os homens através do Espírito Santo. Cristo traz a salvação ao mundo. A reconciliação dos homens com Deus e entre si é possível e já começou. É através da Igreja que se realiza esta reconciliação.
Pe. João Gomes Filipe, ssp


CARTAS DE SÃO PAULO

Carta aos Romanos
1ª e 2ª Carta aos Coríntios
Carta aos Gálatas
Carta aos Efésios
Carta aos Filipenses
Carta aos Colossenses
1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses
1ª e 2ª Carta a Timóteio
Carta a Tito
Carta a Filémon

AS TRÊS LONGAS VIAGENS

As etapas da grande aventura missionária de Paulo são conhecidas graças aos testemunhos dos Actos dos Apóstolos, e das Cartas que o Apóstolo escreveu às comunidades por ele fundadas, nas suas três longas viagens, para acompanharem e completarem a sua pregação oral.As três viagens começam e terminam em Antioquia.


Primeira viagem (do ano 45 ao 49) (Act 13,1-15-35)
Segunda viagem (do ano 49 ao 52) (Act 15,36-18, 22)
Terceira viagem (do ano 53 ao 58)

O MARTÍRIO
Hoje vamos conhecer o lugar de onde São Paulo foi martirizado e a basílica dedicada a este grande apóstolo e missionário. O nome da Basílica Três fontes, se deve a tradição de que após o martírio do Apóstolo, sua cabeça teria saltado 3 vezes e nestes três pontos, verteram águas. Depois os cristãos sepultaram Paulo sobre a Via Ostiense, onde hoje está a Basílica de São Paulo fora dos muros. A Basílica é o lugar privilegiado para aqueles que visitam Roma. O local do tumulo do Apóstolo foi aberto à visitação desde o ano de 2007. Ali o fiel tem a possibilidade de rezar as orações próprias das Indulgências, depositar as suas intenções e ver o relicário com as correntes de São Paulo. Os monges beneditinos que cuidam da Basílica desde o sec. VIII são responsáveis de toda a espiritualidade do local.


O segredo e o sucesso de Paulo, o Espírito Santo!
Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

PARA MEMORIZAR

“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim.” Gálatas 2:19 e 20.

Tomados pelo exemplo de São Paulo, será que estariamos dispostos a viver, o versículo acima?

DINÂMICA(Para os crismandos)

O que me é mais importante?

Dar a cada crismandos cinco pedaços de papel e uma caneta.

Pedir que escrevam em cada papel, uma das cinco coisas mais importantes em sua própria vida. Essas coisas podem ser pessoas, bens, relacionamentos, ou uma qualidade de vida como saudável etc.
Quando todos estiverem prontos, pedir para cada um segurar os papéis em uma das mãos e arrumá-los em forma de leque, de modo que possam ver o que está escrito neles.
Se Deus pedisse que vocês desistissem de uma dessas coisas que estão escritas nos papéis, de qual delas vocês desistiriam? Pedir que deixem cair ao chão aquele papel. Fazer a mesma pergunta mais três vezes, pedindo que deixem cair ao chão um papel de cada vez até que fiquem apenas com um deles.
Ler Gálatas 2:20. Vocês saberão que estão crucificados com Cristo quando o último cartão que tiverem na mão tenha algo a ver com Deus e Sua graça.
Pedir que os crismandos fechem os olhos enquanto é feita uma oração, e que pensem em si mesmos, se estariam dispostos a trocar aquele papel que têm na mão por um outro onde esteja escrito “Deus e Sua graça”.


Oração: Querido Pai, ajuda-nos a nos lembrarmos sempre deste momento e pensar no Teu rosto em primeiro lugar ao meditar nas coisas mais importantes em nossa vida. Estamos muito agradecidos porque A GRAÇA NOS OFERECE JESUS, PODER E VIDA NOVA.
Que Tu sejas de agora em diante a prioridade máxima, o primeiro, em nosso coração e em nossa vida. Amém.






Atividade - Para Catequese

COM A AJUDA DA NOSSA FAMÍLIA, VAMOS CONHECER E FESTEJAR OS SANTOS JUNINOS!

Santo Antônio: Nasceu em Lisboa em 1195. Ele foi frade franciscano, conheceu S. Francisco que admirava sua inteligência e conhecimentos teológicos. Tinha um grande amor à Eucaristia e aos pobres e era um grande pregador da Palavra de Deus. Morreu no dia 13 de junho de 1231 em Pádua, na Itália, com 36 anos. Dez meses após a morte já foi proclamado santo.




São João: Você sabia que só de João Batista e de Nossa Senhora a Igreja comemora o nascimento? É porque a Igreja vê nele a pré-anunciação do Natal de Cristo.


Que tal ler Lucas 1, 5-23 e descobrir:
>O nome do pai e da mãe de João: _______________________________
>Qual foi a boa notícia que o anjo veio trazer:
>O que aconteceu ao pai por não acreditar no que disse o anjo: ___________________________
>Como se chamava o anjo: ______________________________


Leia e copie Lucas 3, 10-11
_________________________________________


O que você acha disso que João ensinou? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você sabia que foi São João que batizou Jesus? Descubra onde lendo Marcos 1,9.
João batizou Jesus no ___________
São Pedro: Lendo João 21, 15-17 você saberá quem Jesus escolheu para ser o grande Pastor da Igreja. Hoje nosso pastor é o Papa Bento XVI.

No dia de São Pedro também celebramos o dia do Papa. Vamos fazer uma oração por nosso Papa Bento XVI?


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São Paulo: Este ano faz 2000 anos que S. Paulo nasceu. A Bíblia traz os seus escritos. Você ou seus pais já leram algum deles? Desafiamos você e sua família a ler a Epístola a Filêmon.
Descubram o que Paulo queria de Filêmon que daria “tanta alegria ao coração de Paulo” como se lê no versículo 20.

______________________________________________________________________________________________
>Por curiosidade, quantas vezes aparece a palavra coração nesta carta? _____
>Copie o versículo 25.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------













________________________________________________________

Atividade

COM A AJUDA DA NOSSA FAMÍLIA, VAMOS CONHECER E FESTEJAR OS SANTOS JUNINOS!

Santo Antônio: Nasceu em Lisboa em 1195. Ele foi frade franciscano, conheceu S. Francisco que admirava sua inteligência e conhecimentos teológicos. Tinha um grande amor à Eucaristia e aos pobres e era um grande pregador da Palavra de Deus. Morreu no dia 13 de junho de 1231 em Pádua, na Itália, com 36 anos. Dez meses após a morte já foi proclamado santo.
Para saber mais: http://catequesevacaria.blogspot.com

São João: Você sabia que só de João Batista e de Nossa Senhora a Igreja comemora o nascimento? É porque a Igreja vê nele a pré-anunciação do Natal de Cristo.
Que tal ler Lucas 1, 5-23 e descobrir:
>O nome do pai e da mãe de João: _______________________________
>Qual foi a boa notícia que o anjo veio trazer: ___________________________________________________
>O que aconteceu ao pai por não acreditar no que disse o anjo: ___________________________
>Como se chamava o anjo: ______________________________
Leia e copie Lucas 3, 10-11




O que você acha disso que João ensinou? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você sabia que foi São João que batizou Jesus? Descubra onde lendo Marcos 1,9.
João batizou Jesus no ____________________________
WTYJESISGH
CEPAPABHAN

NÂLEMERALA

SAHLEVOÇÃP

LBÍBWoSEJA

CORDEEIROS
OGIMEÇARGC
EUJESUSAEDZ
XCVNFIMNEAS
DFOHYiTITOIÇ
dMKRGARGJAM
ALERUOSGW

S
E
Õ
M
O
S
B
E
N
T
O
S
I
M
Ã
O

São Pedro: Lendo João 21, 15-17 você saberá quem Jesus escolheu para ser o grande Pastor da Igreja. Hoje nosso pastor é o Papa Bento XVI. Descubra no diagrama as palavras: Simão, Apascenta, Cordeiro, Ovelhas, Jesus, Amo, Papa, Bento.
No dia de São Pedro também celebramos o dia do Papa. Vamos fazer uma oração por nosso Papa Bento XVI?









São Paulo: Este ano faz 2000 anos que S. Paulo nasceu. A Bíblia traz os seus escritos. Você ou seus pais já leram algum deles? Desafiamos você e sua família a ler a Epístola a Filêmon.
Descubram o que Paulo queria de Filêmon que daria “tanta alegria ao coração de Paulo” como se lê no versículo 20.

______________________________________________________________________________________________
>Por curiosidade, quantas vezes aparece a palavra coração nesta carta? _____
>Copie o versículo 25.

DIA 20 DE JUNHO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

“Imaculado Coração de Maria”

"O meu coração exulta no senhor,
meu Salvador"

Quando celebramos a festa do Imaculado Coração de Maria; saboreamos a insondável bondade de Deus que desejou amar com um coração humano, um coração da Virgem de Nazaré.

Foi no coração Imaculado de Maria, que o Senhor encontrou um espaço transbordante de santidade, beleza e doação total.O Coração de Maria é fonte de graças e virtudes, devemos contempla-lo e imita-lo na entrega total aos designos de Deus!
Faça-se!

É verdade que de uma forma ou de outra aprendemos a amar, e é sobretudo com os pais e na família, que aprendemos os mais diversos sinais de amor.

Quantas vezes Jesus recostado no colo de sua mãe, adormece com pulsar do coração Imaculado e amoroso de sua mãe.Maria ao mostrar-nos o seu coração é sobretudo a vida que ela mostra. Ela quer ensinar-nos que o amor repara os pecados, reanima a esperança, leva á vida, une, constrói, perdoa, santifica, defende os pequeninos e liberta os humilhados.





São Lucas nos lembra que era no Coração de Maria que todas as coisas estavam conservadas, ou seja guardadas!

As lembranças do Sim, do nascimento, da infância, da juventude e da missão do filho de Deus, que era seu menino!

A salvação de toda humanidade só é possível, porque Maria disse seu sim a Deus. Uma vez que Deus decidiu que o Salvador viesse por meio de Maria, também por meio dela, devemos nós sermos salvos. Salvos por intermédio de Maria e não salvos por ela, pois bem, sabemos que, só Jesus é o Salvador e Maria Sua Mãe Santíssima é, a co-redentora com seu Filho Jesus. Ela colabora com Ele no plano de salvação. “Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”. (in Memórias da Irmã Lúcia). Deus estabeleceu um meio eficaz para salvar as almas dos seus filhos e assim devolver ao mundo a paz tão sonhada. Eu volto a repetir, Jesus é quem salva! Mas o meio pelo qual Deus utilizou para se fazer homem e habitar entre nós, foi Maria! Ela é a medianeira entre nós e Jesus Cristo, função que não diminui em nada a dignidade de Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida. Porém, o que não podemos por nós mesmos que é aproximarmos de Jesus, devido nossa natureza pecadora, por Maria torna-se possível, porque por ela, Deus realizou e continua a realizar grandes obras. “O Senhor fez por mim grandes coisas…” (cf. Lc 1, 49). E justamente por ela ser serva, humilde e predileta de Deus, é que todas as gerações a proclamarão Bem-Aventurada.
“Maria é o meio mais seguro, mais fácil,
mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo.”
(S. Luís G. de Montfort).

Aparição de N. Senhora a Lúcia na Espanha!

Em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima - Portugal para três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como o "Segredo de Fátima".
Na seguência da Devoção Reparadora, vimos que Deus é incansável na sua busca pela salvação dos homens que permite assim, Nossa Senhora aparecer a Lúcia anos depois, por mais três vezes na Espanha, onde Lúcia se preparava para assumir sua Vocação Religiosa. A primeira aparição ocorreu dia 10 de Dezembro de 1925,em Pontevedra.

Nossa Senhora e o Menino Jesus apareceram a Lúcia, na sua cela, na casa das irmãs Doroteias. Foi nesta aparição que Nossa Senhora, mostrando numa das mãos o seu Coração cercado de espinhos, confiou a Lúcia a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, como conta-nos Lúcia:
“Apareceu-lhes a Santíssima Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A Santíssima Virgem, pondo-lhe a mão no ombro e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercados de espinhos.”
- Ao Mesmo tempo, disse o Menino:
Tem pena do Coração de tua Santíssima Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar”.
- Em seguida disse a Santíssima Virgem:
Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezar o Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, Meditando nos quinze Mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a Salvação dessas almas”.

Imagine, a cara da Lúcia ao ouvir isso de Nossa Senhora, “… Tu ao menos, vê de Me consolar”. Nos faz lembrar do Getsêmani, episódio em que Jesus no Monte das Oliveiras, agoniado por ver o seu calvário se aproximar, transpirando entre suor e sangue a sua hora que chega, e a dor de ver seus discípulos adormecidos por não vigiar aquele momento com Ele? (Mat 26,36-46)]

É uma pena que Pedro, Tiago e João, não foram capazes de estar com Jesus em oração naquele momento de dor, entretanto, hoje, eu e você não temos desculpas, sabemos o que significava para Jesus a companhia dos três amigos naquele momento da sua história.
Portanto, este fato, Deus escreveu com seu Espírito em nosso coração a fim de que nos sirva de exemplo nos acontecimentos atuais. Em outras palavras, o que Deus nos pede todos os dias, e por meio de sua Santíssima Mãe é, que nos convertamos, que tenhamos coerência de vida, e santidade e que reparemos os Corações de Jesus e de Maria muito ofendidos pelos espinhos com que os homens Lhes cravam.(que não sejamos estes).










































DIA 11 DE JUNHO FESTA DE CORPUS CHRISTI

VENHA PARTICIPAR CONOSCO
ÁS 14:30 HORAS NA CATEDRAL.






CORPUS CHRISTI SIGNIFICA “CORPO DE CRISTO”. NESSA FESTA SE COMEMORA A PRESENÇA DE JESUS CRISTO NA EUCARISTIA.
EM CADA SANTA MISSA, OS SINAIS DO PÃO E DO VINHO SE TORNAM MISTERIOSAMENTE O CORPO E O SANGUE DE CRISTO.
A FESTA DE CORPUS CHRISTI É CELEBRADA NA QUINTA-FEIRA DEPOIS DA FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, QUE ACONTECE NO DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES.

UMA DAS TRADIÇÕES DA FESTA É A PROCISSÃO. NA VÉSPERA DE CORPUS CHRISTI, OS FIÉIS ENFEITAM AS RUAS COM TAPETES ARTESANAIS POR ONDE AS PROCISSÕES VÃO PASSAR. OS TAPETES SÃO FEITOS COM MATERIAIS COMO: PALHA, FLORES, PÓ, SERRAGEM COLORIDA, SEMENTES, TAMPINHAS DE REFRIGERANTES ENCAPADAS COM PAPÉIS COLORIDOS ENTRE OUTRAS COISAS.
JESUS É O PÃO QUE NOS ALIMENTA NESTA JORNADA ATÉ A CASA DO PAI!

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) - solenidade
Cor: branco
Prefácio: da Santíssima Eucaristia I
Oração Eucarística: II

Deixe aqui comentarios sobre a procissão que você participou.Beijinhos